O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Hermínio Loureiro, garantiu esta terça-feira que espera ver a futura Taça da Liga ser disputada já no próximo ano. «Não tenho dúvidas de que vai ser uma realidade», assumiu o líder da LPFP ao prograna Trio de Ataque da RTPN.
Hermínio Loureiro frisou assim que o seu projecto está a avançar a par das reuniões que tem tido com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol ¿ pois Gilberto Madaíl mostrou-se contrário à realização de uma Taça da Liga ¿ e já tem uma data prevista para a primeira edição: «Espero que tenha condições para começar na próxima época.»
O presidente da Liga revelou assim que incumbiu o Sporting e o Boavista de apresentarem «propostas para a realização da Taça da Liga», o que os dois clubes da principal divisão nacio0nal vão fazer já na próxima reunião da LPFP. Hermínio Loureiro contou que também os clubes da Liga de Honra passaram a ter trabalhos de casa e o V. Guimarães e o Rio Ave têm a missão de apresentar propostas para «revitalização» do escalão.
Na linha que Hermínio Loureiro quer ter na Liga, o presidente do organismo tanto frisa a contribuição dos clubes para o Fisco e Segurança Social ¿ com destaque para os cerca de 50 milhões de euros só por parte de Sporting, Benfica e F.C. Porto ¿ como, por outro, lembra a contenção que quer cada vez maior por parte de certos actores: «[A partir de agora] não é preciso haver queixa [de terceiros] para a Comissão Disciplinar abrir procedimento Disciplinar [aos dirigentes] por comportamentos considerados incorrectos.»
Hermínio Loureiro apontou também a «necessidade de haver um órgão [independente das várias estruturas desportivas] para resolver os conflitos desportivos e voltou a referir a profissionalização da arbitragem como o caminho a seguir, já com um seminário internacional a decorrer no nosso País em Dezembro.