O Ajax recuperou este domingo a vantagem de quatro pontos sobre o Twente com uma vitória por 3-0 sobre o Heerenveen: o dinamarquês Lasse Schone, de 27 anos, foi a figura da partida ao apontar os três golos da vitória da formação de Amesterdão: dois deles na marcação de grandes penalidades.

Foi um confronto entre duas velhas glórias do Ajax, e da seleção holandesa: Frank de Boer, que treina precisamente o Ajax, Marco Van Basten, que já treinou o Ajax e agora treina o Heerenveen. Acabou por sorrir o primeiro, que assim mantém a liderança da liga holandesa.

Confira a classificação da liga holandesa

Nas bancadas, de resto, estiveram mais duas grandes glórias do futebol: Michel Platini e Johan Cruijff. O holandês recebeu o Prémio Presidente da UEFA, que Eusébio já tinha recebido em 2009, e por isso Platini deslocou-se a Amesterdão para entregar a distinção ao antigo jogador.

Refira-se que num outro jogo deste domingo, o Feyenoord não saiu do empate (1-1) no terreno do NAC Breda, onde o ex-benfiquista Uros Matic foi titular e jogou os noventa minutos. O Feyenoord segurou o terceiro lugar, ainda assim, mas agora a quatro pontos do Ajax.