O Groningen continua a liderar a liga holandesa, após cinco jornadas realizadas, com a perseguição a curta distância do campeão em título PSV Eindhoven e do NAC Breda.
Ajax e Feyenoord não têm escapado a inícios muito pobres. O conjunto de Roterdão, treinado por Gertjan Verbeek, foi este domingo derrotado no De Kuip pelo NEC por 2-0, enquanto os homens de Marco van Basten saíram goleados de Heerenveen por 5-2.
O «carrasco» do V. Setúbal na Taça UEFA chegou aos dois golos de vantagem em apenas oito minutos. Aos quatro, o uruguaio Bruno Silva fez um autogolo, Beerens destroçou a defesa do conjunto de Amesterdão com um segundo remate certeiro. Na segunda parte, aos 50, Sibon acabou com quase todas as esperanças dos visitantes em chegar a um resultado positivo. Aos 63, Pranjic, de penalty, fez o 4-0.
O Ajax conseguiu limpar um pouco a face nos últimos minutos com dois golos. Huntelaar fez o primeiro aos 79 minutos, Luis Suarez, de penalty, o segundo, aos 81. Mas o Heerenveen voltou à carga. Pranjic bisou aos 90 e falhou um penalty logo a seguir. Os visitantes acabaram com menos um em campo, devido à expulsão de Van der Wiel, aos 89.
Em Roterdão, Janssen inaugurou o marcador aos 48, Ntibazonkiza fez o segundo aos 56. O Feyenoord é 14º com quatro pontos, o Ajax nono, a seis do Groningen.
Resultados da 5ª jornada:
Sexta-feira
AZ Alkmaar-Sparta Roterdão, 6-0
Sábado
Vitesse-Willem II, 2 - 2
PSV Eindhoven-De Graafschap, 3-0
Heracles Almelo-Roda Kerkrade, 2-0
Domingo
Groningen-Den Haag, 3-0
Utrecht-Twente, 3-0
Volendam-NAC Breda, 2-4
Feyenoord-NEC Nijmegen, 0-2
Heerenveen-Ajax, 5-2