O português Manuel da Costa jogou os noventa minutos da vitória do PSV no terreno do eterno rival Ajax. Depois de ter recuperado de uma lesão, o jovem central (convocado por Scolari para a selecção principal) regressou ao onze, colocando-se no centro da defesa ao lado do brasileiro Alex, e foi mesmo um dos destaques do encontro. Tal como toda a defesa da formação de Ronald Koeman, de resto.
O Ajax, jogando em casa, na Arena de Amesterdão, assumiu desde o início o comando do jogo, procurando criar jogo para Huntelaar finalizar. Foi aí que Manuel da Costa e Alex foram obrigados a atenção redobrada, acabando por não dar ao avançado adversário grandes hipóteses de finalização. O PSV jogou quase sempre atrás da linha da bola, de resto, tentando depois explorar o contra-ataque.
Numa dessas vezes, aos 63 minutos, fez o golo da vitória por Simons. Depois, a partir dos 71 minutos, teve ainda de sofrer mais devido à expulsão de Mendez, mas defendeu-se sempre bem e acabou por vencer. Com esta vitória saltou para a liderança do campeonato holandês, ultrapassando precisamente o Ajax. O PSV tem agora 31 pontos, no primeiro lugar, seguido do Ajax no segundo posto com 30. O AZ Alkmaar, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA, está no terceiro lugar com 29 pontos.