O adeus de um gigante, um gigante com 1,97 metros de altura e que brilhou no Ajax e no Manchester Utd, para além da selecção holandesa. Edwin van der Sar celebrou a despedida do futebol, aos 40 anos, com um encontro de futebol. O adversário foi, precisamente, o clube de Amesterdão, enquanto do outro lado estava um «dream team» do holandês.

Antes deste encontro, que terminou com golos de Louis Saha e Dennis Bergkamp no onze escolhido pelo guarda-redes, houve uma outra partida de homenagem a Van der Sar. Frente a frente, o Ajax de 1995 e a Holanda de 1998, num encontro que durou meia-hora.

Com os «lanceiros», Van der Sar sagrou-se campeão europeu pela primeira vez (voltaria a sê-lo pelo UNited); pela selecção, chegou às meias-finais do campeonato do mundo de França, naquele ano.

Em campo andaram Finidi George, Kanu, Frank Rijkaard, Norden Wooter, Ruud Hesp, Patrick Kluivert, Ronald de Boer e Giovanni Van Bronkhorst. Marc Overmars fez o único golo do jogo, ao serviço do Ajax.

Pelo Arena de Amesterdão passaram ainda Alex Ferguson, Wayne Rooney, Louis Saha e ainda Giggs, Dirk Kuyt, Edgar Davids, Rio Ferdinand, todos na equipa de sonho de Van der Sar, que recebeu uma enorme ovação quando saiu de campo, minutos antes de o jogo terminar.

Já agora, veja os golos e o resultado: