Os guarda-redes nacionais já têm o seu «porto de abrigo» no mundo cibernético. «Um cantinho fora das redes, um espaço de discussão, de notícias e de opinião metodológica, mas mais do que tudo uma paixão que tinha que saltar cá para fora». É desta forma que Hugo Oliveira explica a criação do www.hugooliveira.net, o seu novo sítio na internet, direccionado a todos os que partilham o prazer pela actividade de guarda-redes. Apresentado à comunicação social na última quinta-feira, este projecto tenta ocupar um espaço inexistente no nosso país, uma lacuna que este jovem se propõe ajudar a corrigir.
«Apesar de termos atletas com características inatas para ocuparem a posição, a verdade é que em Portugal não existem muitos bons guarda-redes», acusa Hugo Oliveira, actual responsável pelo treino dos guardiões do Gil Vicente, na conversa mantida com o Maisfutebol. Por falta de condições, por a formação ser deficitária, por não haver o acompanhamento ideal a todos os jovens que se iniciam nestas lides, Hugo Oliveira sente ser este sítio um local de «passagem obrigatória» para os que vivem ligados ao fenómeno.
«Este não é um local de receitas mágicas. Pretendo, acima de tudo, tornar este sítio num ponto de discussão sobre o treino de guarda-redes», explicou o primeiro português a possuir a licença da UEFA relativa a este tipo de treino. Atrás desta iniciativa, Hugo Oliveira garante que mais projectos se seguirão. «Em Portugal, a arte de guarda-redes está mergulhada na obscuridade, por isso pretendo também abrir em breve uma escola para o treino de guarda-redes. Aguardo apoios para avançar com essa pretensão».
Uma visita guiada ao www.hugooliveira.net
Na apresentação que fez ao Maisfutebol, Hugo Oliveira levou-nos numa visita guiada ao seu sítio e explicou algumas das secções criadas. Destacamos a área das «entrevistas», onde se pode ter acesso a algumas conversas com figuras ligadas a esta vertente, e ainda a «bolsa de guarda-redes». Neste ponto, caso o nosso leitor seja guarda-redes e pretenda ser contactado por algum clube, poderá deixar um e-mail com os seus contactos e características, aguardando que as mesmas chamem a atenção dos responsáveis nacionais.
«Infelizmente, tem-se optado por estrangeiros de valor duvidoso em detrimento de jovens portugueses com muito valor», lamenta Hugo Oliveira, que avisa estar a preparar uma nova secção do seu sítio para breve. «Chamar-se-á 'área de treino' e nela poderemos trocar muitas impressões sobre a forma de trabalhar no dia-a-dia.»
Os guardiões presentes no Mundial têm também reservado um espaço muito especial, bem como os que pertencem a equipas da Liga e da Honra e os que participam na Liga dos Campeões e na taça UEFA. Além de ser continuamente actualizado com notícias na 1ª pagina, há ainda uma parte reservada a «frases famosas». Para terminar, deixamo-vos uma das que foram seleccionadas por Hugo Oliveira.
«Num bom guarda-redes encontramos tudo o que procuramos num desportista: reflexos e sincronização, força e velocidade, espectacularidade e movimentos perfeitos. Pela sua competitividade, pela sua valentia, não há nada que não admiremos no desporto que não se encontre num guarda-redes.» (John Hodgson)