Pauleta já tem parte da sua vida em livro. Escrito em conjunto com o jornalista José Manuel Freitas, Pauleta ¿ O Ciclone dos Açores foi apresentado no passado domingo no Parque Atlântico, em Ponta Delgada. São cerca de 200 páginas sobre 10 anos de carreira do avançado internacional português, certamente um dos 23 escolhidos por Scolari para a fase final do Euro 2004.
A obra propõe-se trazer a público muitas das estórias do avançado açoriano, desde o início da carreira, no União Micaelense, até à chegada ao PSG, o seu último clube, depois de passagens pelo Salamanca e Deportivo da Corunha (Espanha) e Bordéus (França). Nesta autobiografia, Pauleta e José Manuel Freitas, com quem divide a autoria, dedicam um capítulo ao peso e importância que a Selecção Nacional na carreira do primeiro.
«Embaixador» dos Açores, o avançado é um homem muito acarinhado por todos e bastante simples no trato que tem com os cidadãos comuns. Por isso mesmo, perceber um pouco mais sobre quem é esse homem chamado Pedro Resendes, que adoptou a alcunha Pauleta para ser conhecido no mundo do pontapé na bola.
O livro é editado pela Prime Books, uma editora que tem apostado muito no futebol nos últimos tempos. Se quiser conhecer melhor o goleador, só tem de encontrar e comprar o livro.