Na Turquia, Hugo Almeida foi associado ao Benfica, numa eventual troca com Cardozo. Em entrevista à TVI, o avançado diz-se lisonjeado, mas diz não ter conhecimento de nada de concreto. Ainda os problemas no futebol turco, a chegada de Carvalhal ao Besiktas e a Selecção.

Como se sente no Besiktas?

Sinto-me bastante bem. Sinto-me feliz aqui. Sou bastante acarinhado e tenho bons amigos. Fiz alguns golos. Para mim foi muito bom poder mudar de equipa, cidade e país. Ainda fiz oito ou nove golos, penso que foi uma boa temporada.

O caso no futebol turco pode causar indefinição no seu futuro?

Penso que não. É lógico que é bastante frustrante vermos os campeonatos começarem e o nosso ainda não. Espero que tudo se resolva o mais rápido, que consigamos fazer uma boa temporada e possamos tentar garantir o nosso objectivo, que é lutar pelo título.

Quaresma disse que o Benfica ficaria a ganhar se tivesse o Hugo Almeida. O que há de concreto?

Nada. Fico lisonjeado com a opinião do Ricardo. É um grande jogador, é de topo mundial. Ao dizer isso sobre mim só posso ficar contente. Ninguém falou comigo.

Jorge Jesus elogiou-o. Admite que o seu futuro possa passar pelo futebol português, caso se mantenha esta indefinição na Turquia?

Sempre disse que, a voltar para Portugal, só voltaria para os três grandes. Na época passado o meu nome estava ligado ao Sporting, fiquei bastante lisonjeado também. Agora estava ligado ao Benfica, mais lisonjeado estou. São dois grandes clubes. Ninguém falou comigo. Por isso, a única coisa em que tenho de pensar é no Besiktas. Espero fazer uma boa temporada este ano.

Pelo pouco que conheço do Jorge Jesus é um treinador que estuda bem as equipas e conhece bem os seus pontos fortes e fracos.

Acredita nesta selecção e que vai estar no Euro-2012?

Tenho de acreditar e tenho de trabalhar para isso. O mais importante é trabalhar para isso e que o trabalho dê frutos no Besiktas. Tenho de conseguir fazer o meu trabalho na minha equipa. De certeza que o mister Paulo Bento conhece o meu valor e sabe o que consigo fazer. Espero estar no Euro. Se não acontecer alguma coisa, espero lá estar.

Espera estar também no Mundial de 2014? Como viu o sorteio?

Temos de dar um passo de cada vez. Ainda não estamos apurados para o Europeu. Já tivemos, numa fase muito crítica, metade do nosso corpo fora do Europeu e, graças a Deus, já estamos com o corpo todo novamente. Estamos bastante bem posicionados para ficarmos apurados.

Portugal teve sorte ou azar no sorteio?

Não se pode falar em sorte ou azar. Penso que calhámos num grupo bom, que pode ser acessível, mas este grupo da qualificação para o Europeu também era e passámos as dificuldades que passámos. Há que ver os percalços que nós tivemos e as coisas erradas que fizemos para não cairmos nesta qualificação, mas primeiro vamos pensar em estar no Europeu e depois sim pensar no Mundial.

Como vê Carlos Carvalhal no Besiktas?

Vejo com bons olhos. Tive oportunidade de segui-lo no Sporting. Acho que fez uma excelente temporada. Acho que é de louvar o bom trabalho que ele fez. Agora espero que venha fazer um bom trabalho com o Besiktas. Tanto eu como os meus companheiros vamos dar tudo para que as vitórias dele sejam as nossas também.

Como vê o campeonato português? Quem é o favorito?

Neste momento, o favorito é o actual campeão, o F.C. Porto. Pelo que tenho visto todas as equipas se reforçaram bem. Espero que seja um campeonato mais disputado e não que haja campeão com muitos pontos de vantagem. É bonito haver campeonato até à última jornada e isso é mais aliciante para o futebol e para Portugal.