A Associação Académica de Coimbra lançou a «Missão Briosa», que visa ajudar o clube a ultrapassar a grave crise financeira que atravessa. Numa nota publicada esta quinta-feira no site oficial, a Académica incentiva os adeptos a colaborarem na operação com donativos ou com a aquisição de património.

«A sua participação na 'Missão Briosa' é fundamental para dar vida à nossa Académica», refere o clube, relembrando que «a Académica esteve sempre na linha da frente a lutar por inúmeras causas sociais, estudantis, solidárias, entre muitas outras».

«Este é o momento de dar as mãos pela nossa instituição, de dizer presente!», lê-se ainda no comunicado.

Na passada sexta-feira, os sócios do emblema de Coimbra aprovaram, em assembleia-geral extraordinária, uma autorização à direção do clube para contrair empréstimos ou alienar património, no valor mínimo de quatro milhões de Euros.

A participação dos sócios nesta missão pode ser feita, portanto, de duas formas: atribuição de donativo e participação, até 15 de dezembro, na aquisição da antiga sede do clube. O imóvel pode ser adquirido no valor de um milhão de Euros por um grupo de sócios.

A Académica procura também vender o pavilhão Jorge Anjinho, no valor total de três milhões de Euros.