O Benfica empatou este domingo com o V. Guimarães (3-3), no Seixal, numa tarde de emoções ao alto. A equipa encarnada, que precisava de vencer a todo o custo, esteve duas vezes em vantagem, mas não conseguiu segurar o resultado.

Hélder Cristóvão recebeu três reforços da equipa principal, tendo colocado Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Jovic no onze titular: Guedes acabou mesmo por ser o melhor em campo, ao participar nos três golos encarnados.

Refira-se que o V. Guimarães entrou melhor e marcou primeiro, aos 38 minutos, por Rafinha: o brasileiro aproveitou uma falha da defesa encarnada, que permitiu que Ricardo Carvalho cruzasse junto à linha de fundo, a bola passou por todos e Rafinha marcou ao segundo poste, abrindo o marcador e fazendo o único golo da primeira parte.

Resultados e classificação da II Liga

Já no segundo tempo, aos 59 minutos, chegou o empate: Gonçalo Guedes bateu um canto e Jovic finalizou dentro da área, com o pé direito, de primeira.

Pouco depois, aos 66 minutos, novamente um canto de Gonçalo Guedes, desta feita a bola foi aliviada para a entrada da área, onde surgiu Nélson Semedo a disparar de pé esquerdo para o segundo golo.

A última meia hora de jogo foi louca e, aos 76 minutos, o V. Guimarães B voltou a reestabelecer o empate: a jogada começou num cruzamento da esquerda, Lystcov saltou fora de tempo e permitiu a Areias cabecear para o empate (2-2).

O Benfica B voltou para a frente, insistiu, insistiu e chegou ao golo nos descontos, por Sancidino Silva, que tinha entrado pouco antes: Gonçalo Guedes (sempre ele) cruzou da direita e Sancidino finalizou para o golo que parecia sentenciar o resultado. Até porque faltavam dois minutos para o fim do período de compensação.

Mas este jogo estava condenado a ser louco e o V. Guimarães voltou a empatar, fazendo o sexto golo na última jogada do encontro: Hélder Ferreira recebeu um canto da esquerda, dominou de peito e rematou cruzado para o fundo da baliza.

Logo a seguir Sérgio Piscarreta apitou para o fim do jogo e o Benfica falhou o objetivo de sair dos lugares de descida: está com menos um ponto do que Atlético (a primeira equipa acima da linha de água), menos dois que Leixões e Santa Clara e menos três do que o Académico Viseu.

Continua tudo em aberto, portanto, mas a equipa de Hélder Cristóvão teima em não acertar.

Refira-se que o Benfica B foi sempre mais perigoso e, para além dos golos, ameaçou num tiro de Gonçalo Guedes que passou a rasar o poste, num remate forte de Hildeberto que levou a bola a desviar em Denis e sair perto do poste, num desvio de Diogo Gonçalves a centímetros do ferro e num outro remate de Guedes para grande defesa do guarda-redes.

Uma última nota para assinalar que o jogo começou com um momento muito intenso: um minuto de silêncio em memória de Diogo Gomes, o jovem do V. Guimarães que faleceu neste sábado na sequência de um acidente de automóvel.

Onze Benfica B: Miguel Santos; Nelson Semedo, Lystcov, João Nunes e Alexandre Alfaiate (João Carvalho, 59m); Pedro Rodrigues e Dálcio; Hildeberto (Saponjic, 46m), Gonçalo Guedes e Diogo Gonçalves (Sancidino, 81m); Jovic.