Depois das decisões no topo, eis o desfecho da cauda da tabela. O Sporting da Covilhã triunfou na Reboleira por 1-0 e atirou o Varzim para a Liga 3, garantindo um lugar no play-off de despromoção/promoção.

O herói dos serranos foi Heliton, que anotou o tento solitário da partida aos 48 minutos. Grande desilusão na Póvoa. Nessa altura, já o Varzim vencia por 1-0 graças a um golo de penálti de Heliardo.

Apesar do que acontecia no Estrela da Amadora-Sp. Covilhã, os poveiros fizeram mais um golo por intermédio de Zé Carlos, na sequência de um pontapé de canto. O jogo terminou 2-0, mas o Varzim acabou mesmo por descer de divisão. 

Classificação da II Liga

Feitas as contas, o Covilhã termina na antepenúltima posição com 36 pontos, mais um que o Varzim que assim acompanha a Académica na descida à Liga 3. Os serranos aguardam o vencedor do duelo entre União de Leiria e Alverca para saberem quem vão defrontar no play-off.

No outro jogo que teve início às 15h30, o Feirense fechou a época no quarto lugar com uma goleada por 4-1 na receção ao Nacional.