Quatro jogadores do Oriental foram detidos este sábado pela Polícia Judiciária depois do encontro com o Atlético, realizado na Tapadinha, a contar para a última jornada da II Liga.
Os futebolistas - três que participaram no encontro (Rafael Veloso, João Pedro e André Almeida) e outro que se encontrava no local a assistir à partida (Diego Tavares) - foram levados para interrogatório ao abrigo de uma investigação policial.
«É tudo estranho. Assisti aos jogos todos. A polícia está a fazer o seu trabalho e temos de confiar. Foi uma surpresa», disse o presidente do clube José Nabais em declarações ao jornal «A Bola», garantindo apoio aos atletas: «Daremos todo o apoio, sim. São nossos atletas. Mas também temos interesse em esclarecer esta situação e iremos apoiar quem merecer esse apoio.»
Em declarações ao MAISFUTEBOL, o dirigente confirmou a informação e os nomes envolvidos, e acrescentou que o Comissário Chefe de Brigada informou-o apenas tratar-se de «uma operação a nível nacional» sobre «corrupção no futebol».
Os futebolistas em causa estarão neste momento a ser ouvidos.
A agência Lusa cita de resto fonte policial a revelar que está em curso uma operação nacional relacionada com o «combate à corrupção no fenómeno desportivo», acrescentando que há «mais detidos» além dos jogadores do Oriental. A operação, da Unidade de Combate à Corrupção da PJ, tem o nome de «Jogo Duplo».
(Artigo atualizado)