Figura: Sacko
A velocidade, aliada à força, é verdade, fez do francês uma fonte de problemas para a defesa do FC Porto. O jovem contratado ao Bordéus esteve em tudo o que de melhor o Sporting fez: rematou para a recarga de Cissé que abriu o marcador e marcou o segundo no fim de uma grande jogada em que ultrapassou dois adversários. Com espaço, é um perigo: sem espaço, perde influência.
 
Positivo: Iuri Medeiros
Trouxe o toque de classe a um jogo muito atabalhoado e musculado. Por vezes parecia um peixe fora de água no meio de tanta luta, mas foi ele que fez a diferença: lançou Sacko para o remate que permitiu a Cissé abrir o marcador e assistiu o mesmo Sacko para o segundo golo. Pelo meio, e sempre de pé esquerdo e cabeça levantada, ainda isolou outra vez Sacko, mas o francês falhou.
 
Negativo: Diego Carlos
O central brasileiro da Traffic, que se encontra no FC Porto B por empréstimo do Estoril, dá nas vistas pela compleição física: alta, forte, mete respeito. No entanto, e pelo menos esta tarde, mostrou deficiências graves com a bola pelo chão: foi completamente ultrapassado por Sacko no segundo golo e apresentou deficiências de posicionamento que permitiram ao francês criar perigo.

Confira a ficha de jogo

Leia a crónica da história do encontro

 
OUTROS DESTAQUES:
 
Ryan Gauld
Está um jogador diferente daquele que conhecemos através dos vídeos do youtube do futebol escocês. Colocado como segundo médio, numa espécie de médio oito, parece perder-se na pressão, na falta de espaço, na muita luta da II Liga. A qualidade está lá, mas é sobretudo um jogador de luta.
 
Gonçalo Paciência
Um jogo difícil para o ponta de lança, que teve pouca bola entre tantos adversários. Na ausência de Ivo Rodrigues e André Silva, que passaram ao lado do jogo, assumiu sozinho as despesas do ataque, ainda fez um golo anulado (o que deixou muitas dúvidas) e no fim sofreu o penálti que Ivo marcou.
 
Kayembe
Que grande lateral esquerdo em potência tem o FC Porto: cada vez que subia pelo flanco, o belga de origem congolesa tornava-se um problema para o Sporting. O jovem de 20 anos é fisicamente forte e é rápido, impondo-se naturalmente nos duelos individuais. Só tem de melhorar defensivamente.
 
Luís Ribeiro
Grande exibição do guarda-redes do Sporting. Seguríssimo nas bolas altas, brilhou em três remates com selo de golo. Ainda na primeira parte, e ambas as vezes em remates de Tiago Rodrigues, Luís Ribeiro voou a evitar o golo. Na segunda parte fez o mesmo a disparo perigoso de Ivo Rodrigues.
 
Tiago Rodrigues
Não é uma surpresa, já toda a gente o conhece. O médio que o FC Porto contratou ao V. Guimarães, depois uma excelente época, continua igual: e essa é a boa notícia. Assume o comando do jogo, bate toda as bolas paradas e por duas vezes ficou perto do golo em disparos que Luís Ribeiro defendeu.

Gelson Martins
Entrou a meia hora do fim, como costuma fazer. O mais novo jogador em campo, um miúdo de 19 anos que faz a primeira época no futebol sénior, promete ser um caso no futuro: é mexido, irreverente e tem uma capacidade técnica fantástica. Mas tem de crescer e ganhar certezas, por exemplo, no passe.