O Santa Clara confirma que foi notificado pela Liga por não cumprir os regulamentos de inscrição de pelo menos três jogadores sub-23 nas fichas de três jogos. Mas o presidente do clube que lidera a II Liga diz não temer eventual perda de pontos, a sanção limite para essa infração.

«Nós recebemos uma notificação da Liga e agora havemos de expor a nossa argumentação quando formos (novamente) notificados para apresentarmos a nossa defesa e estamos de consciência tranquila que não serão tirados pontos ao Santa Clara», disse Rui Cordeiro à Lusa.

O regulamento disciplinar da Liga prevê multas entre os 892.50 euros e os 3.570 euros para quem não cumprir, mas acrescenta que caso a infração seja praticada de «forma dolosa, reincidente ou numa das três últimas jornadas» o castigo pode passar por «sanções de derrota e de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos».

Rui Cordeiro defende que os adeptos podem estar «tranquilos» porque acredita que «neste caso a perda de pontos não é aplicável»: «Não houve nenhuma reincidência e também não foi nos últimos três jogos do campeonato, não houve dolo, não houve qualquer intenção de causar dano por parte do Santa Clara».

Em causa estão os jogos do Santa Clara com União da Madeira, Gil Vicente e Varzim, da 25ª, 26ª e 27ª jornadas da II Liga.

Rui Cordeiro comentou também outra questão levantada em relação ao Santa Clara, uma eventual desclassificação por Carlos Pinto não ter formação adequada para treinar uma equipa de futebol profissional: «O objetivo aqui, parece-nos, é criar instabilidade no grupo de trabalho, recordo que a noticia [da desclassificação] saiu menos de 24 horas antes de um jogo muito importante com o Sporting B e essas notícias são colocadas de certa maneira na perspetiva de criar instabilidade no grupo de trabalho», afirma, acrescentando que ambos os casos estão entregues ao departamento jurídico do Santa Clara.

O clube açoriano lidera nesta altura o campeonato com um ponto de vantagem sobre a Académica, segunda, e com grande proximidade pontual entre vários clubes na luta pela subida.