Estrela: Fede Varela (FC Porto B)

O homem mais ofensivo do meio campo do FC Porto B foi também o que deu mais nas vistas. Primoro, por exemplo, o trabalho que esteve na origem do golo de Areias: recebeu na zona de criação, passou por dois adversários e isolou o colega para o remate vitorioso. Já tinha sido de Fede Varela, também, a primeira finalização do jogo. Um jogador que merece ser seguido de perto.

Positivo: Ronaldo Tavares (Sporting B)

Entrou na fase teoricamente mais difícil, logo a seguir à expulsão de Matheus Pereira, e entrou muito bem. O crescimento do Sporting B quando estava reduzido a dez, aliás, teve muito a ver com o miúdo de 19 anos. Logo na primeira intervenção, serviu Pedro Delgado para um remate perigoso. Pouco depois fez golo, na sequência de um bom golpe de cabeça. Este sim, é promessa.

Negativo: Matheus Pereira (Sporting B)

Um jogo para esquecer. Assumiu por exemplo todas as iniciativas atacantes da equipa, mas as coisas nunca lhe saíram bem. Na retina, por exemplo, ficou um livre de ângulo impossível, que insistiu em marcar direto e saiu disparatado. No início da segunda parte, para piorar as coisas, deu uma cotovelada em Inácio e foi expulso com vermelho direto. Ainda tem que crescer, portanto.

OUTROS DESTAQUES:

Omar Govea (FC Porto B)

É um trinco cheio de personalidade. Nem parece ter vinte anos, aliás. Joga de cabeça levantada, sabe os terrenos que pisa, está sempre perto da bola e entrega bem. Não é alto, e isso no futebol moderno parece ser um predicado importante para um médio defensivo, mas tem maturidade para dar e vender. Um talento.

Kayembe (FC Porto B)

Não é uma surpresa: o país já o conhece bem, aliás. Aos 22 anos, porém, ainda é uma promesa, com tempo para crescer. Até porque tem o mais importante: velocidade, sobretudo velocidade, mas também inteligência. O FC Porto procurou-o para criar perigo no ataque e o belga respondeu bem.

Ismael Díaz (FC Porto B)

Outro miúdo que promete. O panamiano de 19 anos está a regressar aos poucos, após mais de dois meses de paragem por lesão. Jogou cinco minutos com o Benfica B, jogou esta tarde 20 minutos. Pelo meio, mostrou que tem muito valor: só precisou de breves instantes para fazer o segundo golo.

Areias (FC Porto B)

Não teve um jogo fácil, metido entre as torres centrais do Sporting (Kiki e Ivanildo Fernandes), mas nunca virou a cara à luta. Quando teve uma verdadeira ocasião de golo, não desperdiçou: recebeu um grande passe de Fede Varela e rematou fortíssimo, colocado, para um golo indefensável.

Suahele (Sporting B)

Reencontrou os antigos colegas, ele que chegou a Alcochete vindo do FC Porto B. Entrou na segunda parte, na fase do desespero leonino, e entrou muito bem. Excelente cruzamento para o golo de Ronaldo Tavares e mais dois ou bons centros. Evidencia-se pela qualidade de passe, portanto.

Guima (Sporting B)

Não teve um jogo fácil, até porque o meio campo do FC Porto B esteve fortíssimo, com Omar Govea, Fede Varela e Francisco Ramos. Mas o trinco do Sporting B mostrou bons predicados: sentido de colocação, inteligência a ler o jogo e capacidade física. Precisa de melhorar o passe.