O Desportivo de Chaves ameaça avançar com uma participação disciplinar contra o Rio Ave devido aos bilhetes disponibilizados para o jogo entre os dois emblemas, marcado para o próximo domingo, no s Arcos.

Segundo explicam os flavienses, os vilacondenses disponibilizaram 687 lugares para adeptos transmontanos no seu estádio para o encontro da última ronda da II Liga. No entanto, de acordo com a versão apresentada pelo clube de Trás-Os-Montes, o emblema de Vila do Conde recuou nas suas intenções e informou o oponente que apenas teria direito a 5 por cento dos lugares disponíveis no recinto. 

Depois de tentar resolver a questão pelo diálogo, o Desp. Chaves lamentou a postura comportamental «anti-regulamentar e anti-ética» do Rio Ave e ameaçou avançar com uma participação disciplinar.

Separados por três pontos no topo da II Liga, Rio Ave e Desp. Chaves defrontam-se este domingo, às 11h30. 

O comunicado do Desp. Chaves na íntegra:
 

GRUPO DESPORTIVO DE CHAVES – FUTEBOL SAD, vem, pelo presente comunicar a todos os seus sócios, adeptos, simpatizantes e, ainda, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol, o seguinte:

i. Por comunicação electrónica recebida por parte da SDUQ do Rio Ave, no dia 04.05.2022, e relativamente ao jogo Rio Ave vs Grupo Desportivo de Chaves, de próximo dia 15 de Maio de 2022, e ao abrigo do artigo 105.º do Regulamento de Competições da LPPF foi notificada esta sociedade desportiva, por via de Modelo L, que a SDUQ do Rio Ave disponibilizaria 687 lugares ao clube visitante;

ii. Nesse mesmo dia - 04.05.2022 – o Grupo Desportivo de Chaves reservou a totalidade dos 687 lugares disponibilizados pelo nosso adversário.

iii. Foi, portanto, com total estupefacção que, no dia, 07.05.2022 esta sociedade desportiva se depara com uma inovadora interpretação regulamentar por parte da SDUQ do Rio Ave, onde pretende restringir o acesso aos adeptos do Grupo Desportivo de Chaves a 5% do total dos lugares disponíveis;

iv. Esta sociedade desportiva, desde essa data, tentou, pacificamente e com total espírito desportivo encetar negociações com o nosso adversário por forma a garantir uma solução mitigada, que não prejudicasse nenhuma das sociedades desportivas, nem os respectivos adeptos;

v. Da parte do nosso adversário, a partir de dia 07.05.2022, o Grupo Desportivo de Chaves apenas obteve respostas ao arrepio do Regulamento de Competições em vigor.

vi. Desta feita, não pode o Grupo Desportivo de Chaves, resignar-se com tal postura, e, informa que, caso a SDUQ do nosso adversário não recue nas pretensões anti-regulamentares, irá proceder a participação disciplinar cuja coima para a SDUQ do Rio Ave poderá atingir valores entre EUR 127 500 e EUR 255 0000;

vii. O Grupo Desportivo de Chaves Futebol SAD não se revê neste tipo de postura comportamental anti-regulamentar e anti-ética, pelo que irá proteger os interesses dos seus sócios, adeptos e simpatizantes independentemente do resultado do referido jogo.