Quando o presidente do Mirandela, Carlos Correia, revelou, citado pelo Jornal de Notícias, que Rui Borges já não era treinador do conjunto de Trás-os-Montes e tinha assinado pelo Académico de Viseu, pensava-se que a questão da sucessão de Manuel Cajuda no comando técnico dos viseenses estava resolvida.

Situação corroborada por fonte do clube da II Liga, que revelou à agência Lusa que Borges era mesmo o escolhido para assumir os destinos da equipa.

No entanto, já esta manhã, João Gabriel Ribeiro foi apresentado, em conferência de imprensa, como o novo treinador principal do Académico, situação que causou alguma estranheza.

Na tal conferência de imprensa, João Gabriel Ribeiro, que trabalhou vários anos na formação da Académica, assumiu que foi convidado por Borges, ex-técnico do Mirandela, para ir para o emblema viseense.

 «O Rui [Borges] pelos méritos que tem tido é alguém que está sobre os holofotes do mundo do futebol e hoje em dia tem-se apostado muito nos treinadores portugueses e em pessoal jovem», afirmou.

«A partir do momento em que começou a fazer um bom trabalho, o Rui teve vários convites, nós somos bastante amigos e ele endereçou-me também o convite [para ir para o Académico], convidou-me para estarmos juntos, sendo eu o [treinador] principal e ele estando ao meu lado e eu não podia deixar de aceitar esse convite», revelou.

Ora, uma situação que não deixa de ser algo caricata, mas que se poderá, eventualmente, explicar pelo facto de Rui Borges não ter ainda o nível necessário para ser formalmente treinador principal e, por isso, João Gabriel Ribeiro se assumir como o «principal».