O Sporting B venceu esta quarta-feira o União da Madeira por 1-0, fora de casa, graças a um golo de Matheus Pereira: o jovem brasileiro recebeu a bola de Pedro Delgado e rematou bem colocado, fazendo aos 35 minutos o único tento da partida.

Foi uma vitória difícil e arrancada a ferros, que obrigou a equipa leonina a suportar nos minutos finais a pressão do União da Madeira: a formação de Filó fez mais ataques e mais remates, mas não conseguiu marcar.

Na segunda parte, aliás, o União da Madeira tornou-se até mais perigoso, quando o treinador Filó trocou o médio defensivo Gian Martins pelo extremo Nuno Viveiros, alargando a frente de ataque a quatro homens a partir dos 60 minutos.

Refira-se que a pressão aumentou a partir dos 80 minutos, altura em que o Sporting ficou em inferioridade numérica.

Primeiro foi o central Kiki a ser expulso e a deixar o Sporting B com dez jogadores, pouco depois foi Ricardo Esgaio a deixar a equipa com nove jogadores: ambos os jogadores viram dois amarelos num curto espaço de tempo.

Por aqui já se percebe que João de Deus apostou num onze com Ricardo Esgaio e Matheus Pereira, dois jogadores recrutados à formação principal e que ainda na última quinta-feira foram utilizados por Jorge Jesus na vitória sobre o Praiense, em jogo da Taça de Portugal.

Os dois tiveram, porém, sortes diferentes: Esgaio foi expulso, Matheus fez o golo da vitória.

Com este triunfo, os leões somaram o quinto jogo sem perder: quatro vitórias e um empate no último mês. Nos últimos dois meses, aliás, a equipa garantiu seis vitórias, dois empates e uma derrota. Foram vinte pontos, que têm provocado uma recuperação admirável na tabela.

Para já o Sporting B subiu ao sexto lugar, com 24 pontos, menos dois pontos do que o Benfica B, que aparece uma posição acima.

Ficha de jogo

U. MADEIRA: Nilson; Tiago Moreira, Kusunga, Jaime e Ruben Lima (Luís Tinoco, 86m); Gian Martins (Nuno Viveiros, 60m), Ryan Ramos e Mica; Breitner, Rodrigo Henrique (Porcellis, 75m) e NSor.

Suplentes: Tony, Allef, Marco Túlio e Caminata.

SPORTING B: Stojkovic; Mama Baldé, Ivanildo Fernandes, Kiki e Ricardo Esgaio; Budag, Edu Pinheiro e Pedro Delgado (David Sualehe, 82m); Bilel Aouacheria (Fidel Escobar, 82m), Leonardo Ruiz (Ronaldo Tavares, 73m) e Matheus Pereira.

Suplentes: Luís Maximiliano, Elói, Ricardo Almeida e Fábio Martins.