A Gauld-mania continua a ter seguidores na Escócia, apesar de em Portugal o pé esquerdo de Ryan andar longe das luzes da ribalta. Na primeira época, com Marco Silva, Ryan Gauld ainda fez cinco jogos (e dois golos) na equipa principal, mas com Jorge Jesus as oportunidades desapareceram completamente.

Na equipa B do Sporting, Ryan Gauld soma 26 jogos e quatro golos em 2015/16. Em declarações ao Scottish The Sun, o jogador escocês elogia o ritmo de vida «mais relaxado em Portugal» e renova a ambição de trinufar de leão ao peito.

«Sinto-me confortável com a minha situação. Tudo isto [jogar pela equipa B] faz parte do meu processo de desenvolvimento», garante Ryan Gauld, 20 anos.

«Num clube como o Sporting seria impossível entrar diretamente no onze inicial, mas sei que continuam a ver-me como um jogador da equipa principal», continua o esquerdino formado no Dundee United.

Para já, Gauld mantém-se paciente. «O nível na equipa B é alto. Para mim é como jogar na Reserve League britânica. Por exemplo, na equipa B do Benfica joga o Adel Taarabt e o Quim, antigo guarda-redes da seleção, joga no Aves. O Bruno Aguiar, ex-Hearts, está no Oriental».   

Gauld ainda explica as suas novas funções em campo, acordadas entre Jorge Jesus e João de Deus. «Estou a jogar como box to box e a evoluir. Os treinadores acham que é a melhor posição para mim».