Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o Sindicato de Jogadores reage às detenções realizadas durante o fim de semana, no âmbito da investigação "Jogo Duplo", que implica suspeitas de viciação de resultados.

No texto, divulgado no site oficial, o SJPF diz que «não irá tecer conclusões prévias ao encerramento da investigação criminal, reafirmando, contudo, o ensejo de que os infratores, sejam eles quais forem, sejam devidamente punidos».

O Sindicato «reitera a necessidade de defender intransigentemente a verdade desportiva e de combater as práticas ilícitas que a colocam em causa», alertando para uma «desvalorização do fénómeno dos resultados combinados (match-fixing), potenciado por um mercado de apostas ilegais cada vez mas organizado e ardiloso».

«Se as dificuldades financeiras dos jogadores e dos clubes propiciam o aliciamento por parte de organizações criminosas, a falta de regulamentação eficaz e de escrutínio da idoneidade dos investidores no futebol português compromete, em definitivo, os valores do desporto, entre os quais a verdade desportiva, traduzida na verdade dos resultados obtidos em campo», refere o comunicado.

O Sindicato anuncia que vai convocar os seus parceiros para um «debate sério sobre as medidas que, pela via da regulamentação desportiva, podem e devem ser tomadas», e fala em urgência acrescida pelo licenciamento dos clubes para a próxima época desportiva.

Até final do mês será, de resto, apresentado pelo Sindicato um projeto de combate aos resultados combinados, denominado «Deixa-te de joguinhos», com vista à próxima temporada.