Ilídio Vale, seleccionador nacional de sub-20, encontra pontos de contacto entre a actual equipa e as campeãs do mundo em 1989 e 1991, embora acrescenta que é impossível comparar. Portugal prepara-se para voltar a participar numa edição, desta vez na Colômbia.

«Há pontos de contacto com essas equipas, mas os momentos, os contextos e os jogadores são diferentes. Não é possível comparar», afirmou, em entrevista à Agência Lusa.

No que diz respeito ao grupo que orienta, o técnico destaca a «boa organização de jogo», a «solidez», o «espírito de sacrifício grande» e a «determinação em perseguir os objectivos que define». E talento? Vale reconhece que também «revela algum talento».

O treinador não quer, no entanto, entrar em comparações: «1991 já foi há 20 anos e não é possível voltar atrás. Desportivamente, adorávamos estar na situação em que estiveram. Sabemos que é difícil. Mas se me pergunta se é impossível. No futebol, como na vida, não há impossíveis.»

Apesar de já ter sido campeã mundial duas vezes, a Selecção tem falhado várias vezes o apuramento. «Portugal não é obrigado a ganhar tudo, nem a estar presente em todos os grandes momentos do futebol Mundial. Trabalhamos para estar sempre presentes nas grandes competições, mas sabemos que é difícil. Os apuramentos não estão organizados para premiar os melhores. Isto não quer dizer que tudo o que fizemos até aqui foi bem feito.»

Em 2007, no Canadá, os jovens portugueses deixaram uma imagem de indisciplina, que Ilídio Vale considera ter sido «um caso muito anormal, pontual». E explicou: «Acreditamos que a um jogador de elite não lhe chega ser um talento, que tem uma boa relação com a bola, é importante revelar o seu carácter.»

O Mundial realiza-se de 29 de Julho a 20 de Agosto, e Portugal terá como adversários o Uruguai, a Nova Zelândia e os Camarões.