O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve três cidadãos estrangeiros e notificou outros 105 para abandonarem território português no prazo de 20 dias, anunciou, esta quinta-feira, o organismo na sequência de uma fiscalização a associações e clubes desportivos.

O SEF informa, em comunicado, que a investigação ocorreu «no final de 2014 a seis dezenas de clubes e associações desportivas da zona centro do país», a grande maioria ligadas ao futebol, abrangendo os distritos de Coimbra, Aveiro, Leira, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Sem fazer referência aos clubes, o organismo identificou 250 estrangeiros, «dos quais 157 não estavam legalmente habilitados ao desenvolvimento da atividade praticada, por não serem possuidores de título de residência ou visto adequado à pratica desportiva».

Dos elementos que se encontram em situação ilegal, «dois terços [108] não reuniam condições para iniciarem qualquer procedimento tendente à regularização da situação documental» e, como tal, 105 elementos foram notificados para abandonarem o território português no prazo máximo de 20 dias. Os restantes três foram detidos e presentes a tribunal.

No final da ação foram instaurados «25 processos de contraordenação aos clubes e associações que possuíam ao seu serviço atletas nas condições referidas», sendo que o valor total de coimas rondará valores entre os 50.000 e os 250.000 euros.