Algum dia tinha que acontecer. No próximo domingo (15 horas) Paco Fortes vai voltar a pisar a relva do Estádio de São Luís, mas agora como visitante. Uma sensação estranha, tanto para ele, como para todos os que se habituaram a vê-lo «do outro lado». 

«Vai ser complicado. Já fiz a mim próprio essa perguntas muitas vezes», confessa. «Acima de tudo, vou rever muitos amigos que lá deixei. Vai ser uma emoção muito forte regressar ao São Luís, uma casa que foi minha durante quinze anos», disse o treinador ao Maisfutebol. 

Num jogo de amigos, o agora treinador do Imortal de Albufeira espera ser recebido como tal: «Uma pessoa como o Paco Fortes que deu quinze anos da sua vida ao clube, sempre com o máximo empenho e personalidade só espera ser bem recebido», afirma.  

Essa amizade não impedirá a sua equipa de lutar pela vitória e Paco Fortes quer provocar uma surpresa em Faro. «Nos últimos anos na Taça de Portugal tem havido muitas surpresas, porque nesta competição não há pontos em disputa, não há aquela necessidade imperiosa de ganhar. Além disso, os jogadores têm uma motivação extra porque vão defrontar uma equipa da I Liga. Por isso, acho que num jogo de Taça tudo pode acontecer», avisa. 

Paco Fortes «deu» quinze anos de si ao Farense, cinco como jogador e dez como treinador. Foi com o catalão no comando técnico que o clube de Faro conseguiu os seus maiores feitos, tendo chegado a uma final da Taça de Portugal, em 89/90, frente ao Estrela da Amadora. Um «feito», já que os algarvios militavam na II Divisão.  

Mais recentemente, em 95/96, o Farense registou, pela mão do catalão, a primeira e única participação numa competição europeia, sendo eliminado pelo Lyon, de França, na primeira eliminatória da Taça UEFA. Como reconhecimento, a Câmara Municipal de Faro honrou-o com a medalha de Mérito Desportivo. 

Há cerca de dois anos desligado do «seu» Farense, o treinador encara com satisfação a campanha que o actual Farense de Manuel Balela está a fazer. «Estou muito satisfeito. O Farense é um clube que levo no coração e está a fazer um grande campeonato. Fico ainda mais satisfeito porque à frente desta equipa está uma pessoa de Faro, de quem sou muito amigo e que muito aprecio.» 

Textos