Torto

(latim tortus, -a, -um)

adjectivo

1. Que não está em linha reta. = Torcido; Tortuoso

2. Que está oblíquo, inclinado, fletido ou empenado.

3. Que não tem a forma ou a posição normal ou natural.

Não há melhor definição para o campo de jogos do Club Social y Deportivo Liniers, agremiação do município de La Matanza, na província de Buenos Aires, que milita na Primera D – quinto escalão do futebol argentino.

Durante 29 anos, o pequeno estádio Juan Antonio Arias foi utilizado pacificamente pelo Liniers. Era uma espécie de «caixa de fósforos», mas não havia grande contestação sobre as medidas do campo.

Até que as tecnologias entraram em cena e através do Google Earth foi possível comprovar que o retângulo de jogo tinha quase a figura geométrica de um trapézio. O campo estava torcido, muito torcido mesmo e a imagem chegou à Associação de Futebol Argentina (AFA), que a 17 de setembro decidiu proibir jogos no recinto, uma decisão que foi publicamente divulgada na passada segunda-feira.

A primeira explicação do Liniers foi quase enternecedora: a geometria esquisita do campo era afinal propositada, para que «o pôr-do-sol não atrapalhasse a visão dos guarda-redes».

Contactado pelo Maisfutebol, Miguel Ángel Narvaez, vice-presidente do Liniers, primeiro espanta-se por o assunto já ter chegado a Portugal, depois esclarece: «Há trinta anos, quando adquirimos os sete hectares de terreno para construir um campo, como a federação exigia, tudo foi feito com grande voluntarismo, sem recurso a engenheiros, nem nada. Somos um clube humilde e fomos adiando a necessidade de rever essa questão das medidas do campo porque havia sempre coisas para fazer: umas vezes era preciso investir numa bomba de água, outras arranjar a rede das bancadas ou então comprar equipamentos... Além disso, desempenhamos um papel importante a nível social. Temos 400 miúdos aqui e tratamos até de lhes dar a última refeição do dia.»

Vídeo do jogo do Liniers contra o Lamadrid:

Facto é que o campo era absolutamente disforme. Uma área, por exemplo, media 37 metros de largura, enquanto a outra tinha 39. Uma das laterais tinha entre a linha de fundo e o meio campo 48 metros de comprimento, enquanto a outra cerca de 54: seis metros de diferença!

A falta de rigor nas medidas influenciava o jogo, como explicou uma reportagem do jornal argentino La Nación, que falou por exemplo com Silvio Fuentes, esquerdino de 32 anos, agora sem clube, que ficou famoso pelos cantos diretos que marcou pelo Liniers.

«Fiz nove golos olímpicos – cantos diretos – em toda a minha carreira, cinco deles ali pelo Liniers. O campo ajudava, porque os guarda-redes perdiam facilmente as suas referências», contou Fuentes, enquanto Oscar Romero, médio-defensivo que leva 440 jogos pelo clube, explica as vantagens que a equipa podia tirar do seu campo torto.

«Tivemos treinadores que diziam para escolhermos sempre jogar na metade mais pequena do campo na segunda parte porque dava para encolhermos os espaços se viéssemos do intervalo a vencer e para ter mais espaço para procurar o golo se estivéssemos em desvantagem», recordou Romero, que além de jogador é também funcionário de limpeza do município de La Matanza, acrescentando em seguida: «Como os postes estavam tortos também, os jogadores adversários perdiam as referências no campo numa questão de segundos. Nós, porém, guiávamo-nos pela posição das bancadas.»

Ao Maisfutebol, Miguel Ángel Narvaez desdramatiza: «A nossa vantagem em termos desportivos de jogar neste campo é mínima, até porque cada equipa joga 45 minutos de cada lado. Subimos e descemos de divisão muitas vezes a jogar aqui.»

Em resposta à decisão federativa, o Liniers queixou-se de perseguição, num comunicado divulgado na página oficial do clube, ao cabo de quase três décadas a jogar num campo torto... 

A verdade é que a medida da AFA forçou o clube a arrancar com as obras na semana passada com o objetivo de dar um relvado com dimensões normais ao pequeno estádio Juan Antonio Arias, como explica o vice-presidente do Liniers ao Maisfutebol: «A federação deu-nos um prazo de três meses para tratar das medidas do campo, mas nós vamos fazê-lo em dois meses. Vai custar-nos uns 150 mil pesos (cerca de 9 mil euros), o equivalente a dois meses de orçamento do clube, mas os sócios também ajudam na medida que podem e lá para dezembro teremos tudo pronto.»

29 anos depois da inauguração do pequeno estádio Juan Antonio Arias, o Liniers deixará de jogar num dos campos de futebol mais originais do futebol mundial.