Antigo internacional belga, Émile Mpenza ganhou reputação ao serviço do Standard de Liège e do Schalke, mas não foi feliz na passagem pelo futebol inglês. O ponta de lança não conseguiu afirmar-se no Manchester City, onde esteve apenas uma temporada, e depois ainda passou pelo Plymouth, também sem grande sucesso.

Ao serviço deste emblema do sul de Inglaterra, então no segundo escalão, Émile Mpenza realizou apenas nove encontros (e marcou dois golos). Uma passagem discreta, e marcada também por um episódio caricato, quando o internacional belga teve de falhar um treino por causa de um...comprimido azul.

O episódio é relatado na autobiografia de Paul Sturrock, então treinador do Plymouth, que diz que o irmão do ex-sportinguista Mbo Mpenza «estabeleceu um novo recorde de desculpas relacionadas com lesões».

Um dia, ao perguntar poe Émile, Sturrock ficou particularmente surpreendido com o motivo da ausência. «Disseram-me, com o ar mais sério possível, que ele tinha tomado viagra na noite anterior e que ainda estava com uma ereção, pelo que não podia participar no treino», conta o técnico.

Émile deixou o Plymouth no final da temporada e rumou ao Sion, representando ainda Neftchi Baku e Aalst antes de pendurar as chuteiras, em 2014.