A época 2015/16 começou bem para o Aberdeen: a equipa escocesa não sofreu qualquer derrota em quatro jogos oficiais, todos para a Liga Europa, e por isso está na terceira pré-eliminatória da prova. Mas a verdade é que o Aberdeen continua a perder duelos diários...com as gaivotas.

Estas aves têm levantado muitos problemas no Reino Unido, e até o Primeiro-Ministro David Cameron já se pronunciou pelo assunto, após ataques a uma tartagura e dois cães no condando inglês de Cornwall. Mas esta questão alastra-se também à Escócia, e ao Aberdeen em concreto.

O clube já avançou com várias medidas para tentar controlar os ataques de gaivotas, mas o problema parece longe de estar resolvido. Perante as insistentes reclamações dos adeptos, foi emitido um comunicado que é bem elucidativo das dificuldades:

O Aberdeen FC adotou uma política forte de combate ao problema com as gaivotas que tem afetado a cidade. Nas últimas épocas o clube contratou uma empresa especializada em erradicação e controlo dessas aves. Esta empresa tem controlado os inhos e os ovos três vezes por semana, para manter as aves controladas.

Atualmente o Aberdeen FC não tem ninhos no estádio, mas não pode controlar as proximidades, e as aves têm feito ninhos nos apartamentos junto ao estádio. Continuamos a ter um falcão que voa pela zona do estádio durante a semana, assim como uma hora antes da abertura de portas em dias de jogo.

Para além disso instalámos um sistema automático, no ano passado, que distribui vários sons de aves, para funcionar como elemento dissuasor. Por razões óbvias não podemos ter aves de rapina a voar no estádio em dias de jogo.

As gaivotas são aves muito inteligentes e vão sempre juntar-se em locais com muitas pessoas, e onde estiver a ser consumida comida, por isso pedimos aos adeptos que tenham cuidado e que usem os caixotes do lixo para depositar a comida, o que vai ajudar a controlar as aves.

Seria também útil que os adeptos enviassem queixas para o departamento ambiental. O Aberdeen FC vai continuar a fazer tudo para combater este problema e assegurar que a presença no estádio em dias de jogo é positiva para os adeptos dos «Dons».

No passado dia 9 de julho, no jogo com o Shkendikja, chegaram a estar cerca de quarenta gaivotas junto a uma das balizas. Esse é, de resto, um cenário várias vezes visto no estádio do Aberdeen, como comprova este vídeo de