Terminou este sábado uma das séries mais longas do futebol: a onda de derrotas de San Marino. A República mais antiga da Europa conseguiu o primeiro ponto de sempre na caminhada para um Europeu ao empatar sem golos frente à Estónia e, assim, encerrou uma série de 61 jogos sempre a perder.
 
Este foi, apenas, o terceiro jogo oficial que San Marino não perdeu. A primeira vez foi em 1993, na caminhada para o Mundial dos EUA, frente à Turquia (0-0).
 
Foi preciso, depois, esperar oito anos, até 2001, para San Marino voltar a não perder. Empatou na Letónia, que três anos mais tarde estaria no Euro 2004, a uma bola.
 
Agora, a espera foi ainda maior, mas a série negra terminou este sábado. Pela segunda vez na sua história, San Marino não sofreu golos num jogo, depois do referido empate com os turcos, em 1993.
 
A FICHA DE UM JOGO HISTÓRICO

Este ponto vai, certamente, permitir ao pequeno país subir alguns lugares no ranking FIFA e deixar o último posto que vinha ocupando há largos anos.
 
San Marino continua no último lugar do grupo E, com apenas um ponto, mas festejou este ponto como se tivesse ganho o Europeu. O seu trabalho está feito, o que vier agora é (ainda mais) lucro.