Pablo Contreras, central chileno que passou pelo Sporting em 2002/03, sofreu um enfarte durante um jogo amigável, de um torneio de futebol de veteranos.
 
Atualmente com 37 anos, o antigo central participava num jogo entre chileno e bolivianos, em Antiplano, na Bolívia, quando caiu inanimado no chão.
 
De imediato se estabeleceu uma enorme confusão, até pela falta de apoio clínico no local. Acabou por ser um médico que estava nas bancadas, a ver o jogo, que saltou para o relvado para prestar o primeiro auxílio ao jogador, enquanto se chamava uma ambulância.
 
No entanto, foi o antigo guarda-redes Pedro Higa quem salvou Pablo Contreras: com experiência de já ter feito o mesmo noutra circunstância, o antigo guardião começou de imediato a prestar auxílio boca-a-boca, que acabou por reanimar Contreras.
 
Quando a ambulância chegou, o antigo central já tinha recuperado os sentidos. Foi levado para um hospital da capital La Paz, onde permanece internado sob observação, mas já fora do perigo. De acordo com a imprensa chilena, a ação de Pedro Higa foi fundamental.
 
«É a segunda vez que faço boca-a-boca para poder salvá-lo, o que acabam de me confirmar que é seguro. Uma pessoa sente-se bendita por estas coisas», disse Pedro Higa.

Pablo Contreras, além do Sporting, representou também o Sp. Braga durante meia época, para além de equipas como o Celta de Vigo, o Mónaco, o PAOK e o Olympiakos. Foi várias vezes internacional chileno e esteve no Mundial 2002.
 
Veja como tudo aconteceu: