Os clubes da Premier League levam o «dia das mentiras» muito a sério, neste dia 1 de abril. Ultrapassam o simples conceito da mentira para partirem para partidas impregnadas do verdadeiro espírito de humor inglês. Este ano destacamos a partida do Manchester City que, com uma falsa entrevista a Fabian Delph, conseguiu levar uma jornalista do canal de televisão do clube ao desespero.

O Liverpool, com a colaboração de Jon Flanagan, «proporcionou» uma viagem alucinante ao médio brasileiro Lucas Neiva e ao guarda-redes belga Mignolet, com um chaffeur completamente tresloucado a caminho do Estádio de Anfield.

O Arsenal, por seu lado, anunciou uma espécie de «capota» para o Emirates Stadium, inspirada num Citröen, para proteger os adeptos do intenso sol britânico. Um vídeo bem elaborado, com vários testemunhos que facilmente engana os mais distraídos.

Depois há os mais simples, como a partida do Southampton que anunciou um disparatado novo símbolo do clube, incluindo um smiley no tradicional brasão.

Partidas que não são exclusivo dos clubes. Rio Ferdinand, antigo defesa do Manchester United, colocou um Tweet pouco esclarecedor, no qual dava a entender que seria ele próprio o sucessor de Louis van Gaal na próxima temporada.

Os jornais ingleses também entram nestas brincadeiras, com destaque para o elborado artigo do Plymouth Herald que garantia qua o clube da cidade, o Plymouth Argyle, ia recorrer a fezes de animais para combater um fungo que estava a minar o relvado do clube.

Em Espanha o dia das mentiras é a 28 de dezembro, mas o jornal «As», na sua versão inglesa, aderiu ao 1 de abril ao anunciar que o Real Madrid e o Barcelona estavam a preparar-se para lançar equipas profissionais de…críquete.

De Espanha rumamos ao outro lado do Atlântico onde o dia 1 de abril também já tem tradição nos clubes da NBA. Neste caso destacamos a partida que foi feita a Festus Ezeli, jogador dos sensacionais Golden State Warriors que está a recuperar de uma lesão. Uma brincadeira que começa com uma notícia falsa a dar conta que o jogador foi dispensado do clube. Ezeli não parece levar a notícia muito a sério, mas quando começa a receber mensagens no telemóvel dos companheiros de equipa fica realmente preocupado. Também vale a pena ver.