A jogadora de andebol sueca Louise Sand, internacional em mais de 100 ocasiões pela nação escandinava, pôs fim à carreira aos 26 anos, oficializando a decisão ao defender que nasceu «no corpo errado».

Sand terminou contrato com o Fleury, clube de França, justificando a decisão com motivos pessoais relacionados com o género.

«Passei muito mal nos últimos tempos. Sempre soube do que se tratava, o que, de alguma forma, é bom. Eu nasci no corpo errado. Se fosse uma pessoa anónima, sem minutos no ecrã da televisão, teria sido muito mais simples», referiu Sand, num podcast, reproduzido pela imprensa internacional.

Incrível: jogadora sueca disputou o europeu de andebol grávida

Em declarações à SVT, televisão sueca, Sand já tinha mostrado «alívio» e que já pensava em abandonar o andebol há «muito tempo». «Sinto-me livre por não ter de responder a perguntas sem necessidade de mentir. Sempre fui uma pessoa aberta», relatou.

Sand namora com a futebolista sueca Emma Berglund e vai começar um tratamento hormonal. Contudo, não revelou se vai submeter-se a uma operação para mudança de sexo.