Impressionantes as condições com que foi disputado o embate entre os Bufallo Bills e os Indianapolis Colts na NFL, a liga de futebol norte-americano, no estado de Nova Iorque, debaixo de um intenso nevão que deixou as linhas de marcação praticamente invisíveis, além de uma visibilidade muito reduzida. A verdade é que ninguém arredou pé, nem jogadores, nem os espectadores, alguns deles literalmente enterrados nas bancadas. Incrível.

Em Bufallo chama a estes nevões «Lake effect», o efeito do lago, que resulta do choque de massas de ar frio provenientes do Canadá que colidem a humidade do lago Erié, junto à cidade, que normalmente geram, fortes nevões concentrados num curto espaço de tempo.

A neve era tanta que, a cada interrupção do jogo, entravam várias equipas técnicas de funcionários do estádio para redesenhar as linhas, sobre um manto de neve cada vez mais espesso. A verdade é que a neve não deu tréguas ao longo de todo o jogo e os jogadores tiveram de se adaptar às condições adversas, com imagens impressionantes, com alguns deles a desaparecerem sobre a neve depois de uma receção ou de uma placagem.

Mas não foram só os jogadores que sofreram sob estas terríveis condições. Os adeptos resistiram nas bancadas ao frio e soterrados pela enorme de quantidade de neve que se foi acumulando.

Já agora, damos conta da vitória dos Bills por 13-7, depois de prolongamento. A festa fez-se com neve, está claro.