Shaquille O’Neal, lenda da NBA, apresentou ao mundo a teoria que estava a faltar: afinal a Terra é plana e não oval.

Mesmo que ao longo de centenas de anos já tenha sido provado pelos cientistas, inclusive com fotografias de satélites, que o mundo é oval, o ex-basquetebolista contesta a teoria e dá os seus motivos.

«Eu conduzo da Flórida até à Califórnia e é uma reta a tempo inteiro. Não subo e nem desço num ângulo de 360 graus. A Terra é plana. Há três formas de manipularem a tua mente: pelo que lês, pelo que ouves e pelo que vês. Basta ver Atlanta de um lado ao outro e todos os seus edifícios: quer dizer que a China está por baixo de nós», questionou, numa conversa com o «The Big Podcast with Shaq».

E o formato do mundo não foi a única teoria consolidada que O’Neal contestou. O antigo jogador também não acredita que foi Cristóvão Colombo a decidir a América.

«Ensinam isso na escola. Mas...Quer dizer que chegaram algumas pessoas a fumar um cigarro e simplesmente descobriram o local?», indaga.

Na verdade, O’Neal não é a primeira figura do basquetebol a contestar algo do género. Kyrie Irving, campeão da NBA pelos Cleveland Cavaliers em 2016 chegou a dizer não só que a Terra é plana como que não gira em volta do sol.