O jogo entre o Albicastrense e o São Bernardo, da Zona 2 da 2.ª divisão de andebol, disputado no passado sábado, foi interrompido perto dos 20 minutos, depois de o treinador da equipa da casa, António Mata, ter agredido um dos elementos da dupla de arbitragem.

O Maisfutebol teve acesso a um vídeo que, apesar da baixa qualidade, regista o momento da agressão. O vídeo foi publicado no Facebook e, entretanto, apagado daquela rede social. 

Tudo aconteceu depois de o árbitro, André Gameiro, ter expulsado Pedro Maia, jogador do Albicastrense, situação que levou aos protestos do treinador da equipa visitada, a quem foi inicialmente mostrado o cartão amarelo.

Contudo, o técnico insistiu nos protestos, viu também o cartão vermelho e terá, então, partido para as agressões, conforme vários relatos ao Maisfutebol confirmam.

Depois de os jogadores de ambas as equipas terem tentado separar as duas partes, e de o árbitro se ter afastado para a zona dos oficiais de mesa, houve então uma segunda investida de António Mata, que acertou com um murro e um pontapé novamente em André Gameiro.

João Alves, treinador do S. Bernardo, assistiu a tudo de perto e lamenta o ocorrido, realçando, ao nosso jornal, que a sua primeira preocupação foi afastar os seus jogadores da situação.

«Eu quis logo ir tirar os meus atletas dali, foi o primeiro instinto, ainda que eles apenas estivessem a tentar defender o árbitro. Um deles acabou por levar um murro também, mas nada de grave e acredito que se eles não tivessem intervindo, a situação podia ter sido mais grave», revela.  

O nosso jornal entrou em contacto com o árbitro, filiado na Associação de Andebol de Lisboa, mas este recusou prestar declarações.

Já António Mata, que enquanto jogador foi suspenso 12 anos também por agredir dois árbitros - ainda que só tenha cumprido oito anos de castigo -, negou que, desta vez, tenha cometido semelhante ato.

«Eu não agredi o árbitro. Ele é que veio para cima de mim, tocou-me no peito, e eu fiz-lhe o mesmo para o afastar. Há muita gente a dizer que eu o agredi, mas ele é que me agrediu a mim. As pessoas viram, eu não agredi ninguém», declarou.

Questionado sobre se o histórico de agressões terá pesado nesta história, Mata assegura que sim. «Há 14 anos, agredi dois árbitros. Aí agredi mesmo, mas agora não agredi ninguém. É perseguição o que me estão a fazer», acredita.

O nosso jornal sabe que depois de a polícia ter sido chamada ao local, o árbitro agredido foi transportado ao hospital para receber assistência.

Contactada pelo Maisfutebol, a PSP de Castelo Branco confirmou ainda que a ocorrência foi comunicada ao Ministério Público, que se irá pronunciar sobre o caso.

Refira-se que a Federação Portuguesa de Andebol ainda não decidiu se o jogo, cujo resultado era de 11-4 favorável ao São Bernardo, vai ser retomado. Também a decisão sobre um possível castigo a António Mata deve ser tomada ainda esta semana.