A ciclista norte-americana Chloé Dygert foi operada à perna esquerda, após uma violenta queda no contrarrelógio dos Mundiais de ciclismo, em Monza, em Itália, anunciou a federação norte-americana (USA Cycling).

Em comunicado, a USA Cycling disse que Dygert, que defendia o título mundial de contrarrelógio na quinta-feira, sofreu uma laceração na perna esquerda.

Depois de passar no primeiro ponto intermédio do crono com larga vantagem sobre as adversárias, Dygert, de 23 anos, perdeu o controlo da bicicleta, chocou com um rail de proteção rodoviária e acabou por cair por uma ribanceira.

«Lembro-me de pensar, se encontrar a minha bicicleta ainda posso ganhar? A primeira coisa que perguntei foi se ainda tinha possibilidades. Depois olhei para a minha perna», conta a ciclista numa publicação no Twitter em que mostra o estado da sua perna.

Apesar das imagens impressionantes, a lesão não será tão grave como se suspeitava. «Estamos aliviados por este acidente não ter sido tão mau como podia ter sido. (...) Com a determinação da Chloe, sabemos que ela estará a correr novamente antes de nada. Para já, queremos que ela se foque na recuperação»,d estacou Kristin Armstrong, a treinadora de Dygert.

A holandesa Anna van der Breggen acabou por sagrar-se campeã mundial de contrarrelógio, no primeiro dia dos Mundiais de ciclismo de estrada em Imola, Itália.

A campeã europeia de crono, e recente vencedora da Volta a Itália, dominou a prova de 31,7 quilómetros ao terminar com um tempo de 40.20 minutos, 15 segundos a menos do que a suíça Marlen Reusser, em segundo, e 31 para a terceira, a campeã do mundo em 2013 Ellen van Dijk (Países Baixos).

Veja o momento do aparatoso acidente de Dygert: