O incrível aconteceu no passado fim de semana na Liga turca. O Kasimpasa, do português André Castro, empatou em casa com o Rizespor. O golo da equipa visitante foi apontado já em período de descontos, numa grande penalidade convertida pelo avançado camaronês Leonard Kweube, depois de alegadamente ter sido derrubado pelo guarda-redes da equipa anfitriã.

No final do jogo, o juiz da partida reviu as imagens e, ao aperceber-se de que tinha tomado a decisão errada, dirigiu-se à zona de entrevistas rápidas do estádio, onde o técnico da equipa da casa se preparava para fazer a análise à partida, e aproveitou o momento para um pedido de desculpas público.

«Peço-lhe desculpas a si, à equipa do Kasimpasa à equipa do Rizespor e à federação turca e ao comité de arbitragem e tenho de reconsiderar o meu futuro depois», referiu.

Riza Calimbay, técnico do Kasimpasa, apreciou a atitude do juiz da partida e acabou a confortá-lo, de mãos dadas. «Todos cometemos erros, mas o facto de ter tido a coragem de vir aqui e admitir merece muito respeito. Não pense em abandonar a profissão. O jogo precisa de pessoas como você», disse.

A conversa entre treinador e árbitro chega a ser tocante. Mesmo para quem não entende o que estão a dizer.

Ora veja: