O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ficou satisfeito com o teste realizado no último sábado, no decorrer do jogo U. Leiria-Sporting, apesar de se terem registado algumas escaramuças entre adeptos antes e no final do jogo da 32ª jornada da Superliga.
«Tudo decorreu com naturalidade. O dispositivo mostrou que está rotinado e capacitado para intervir quando necessário», destacou o médico Nélson Pereira, director dos serviços médicos do INEM.
Segundo o responsável do INEM o jogo não apresentou complicações que obrigassem à intervenção de todos os meios envolvidos. «Foi um jogo calmo e ao nível da segurança também não houve muitos problemas. Assistimos apenas nove pessoas, com coisas muito ligeiras. Não foi sequer necessária qualquer evacuação para o hospital», destacou.
Apesar de se terem registado alguns distúrbios junto das claques do Sporting, o médico do INEM diz que a fiabilidade do esquema de assistência montado respondeu com sucesso. «Estivemos a monitorizar de perto a escaramuça que houve. Se tivesse acontecido algo de grave, teríamos agido de imediato», destacou ainda Nelson Pereira.
Neste teste estiveram envolvidos setenta elementos do INEM, com efectivos dos Bombeiros Voluntários de Leiria e Cruz Vermelha, duas viaturas médicas de emergência e reanimação, seis ambulâncias de socorro, duas moto-quatro, uma viatura de intervenção em catástrofe e um posto médico avançado.