Uma grande exibição culminada com os dois golos de uma vitória por 2-1: esta é uma das formas para descrever o desempenho de Varela na 19ª jornada da Liga. Ou seja, o internacional português foi imprescindível para a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente e para que os dragões mantivessem as distâncias na classificação que os rivais tinham alterado antes do jogo de Barcelos.

Pelo que foi descrito, Silvestre Varela foi a figura de destaque nesta ronda do campeonato, mas, pelos números que já atingiu na totalidade da época – e da Liga em concreto – como uma figura a reter também neste FC Porto 2013/14.

No cumprimento da quinta época de dragão ao peito, esta ainda não pode ser prevista como a melhor temporada de Varela pela equipa portista – os factos isso ainda desaconselham sugerir. Mas pode ser já previsível o regresso do avançado de 29 anos aos números das suas melhores épocas. Varela não marcava assim há duas temporadas – o que complementa a sua utilização na Liga.

Varela já igualou o terceiro melhor registo de golos desde que está no FC Porto. A vantagem é que esta época ainda não completou os dois terços e a média dos mesmos golos por jogo em relação à temporada passada já é bem superior – ou seja, em percentagem já o superou.

O melhor registo absoluto de golos é da segunda época no Dragão; a melhor média é logo da temporada de estreia. Mas, voltando a 2013/14, Varela tem sido imprescindível para Paulo Fonseca na Liga. O internacional português começou a época lesionado e falhou as três primeiras jornadas. Desde que pôde ser opção, jogou todos os 16 encontros que se seguiram até hoje (com 1.293 minutos de utilização).

Só falhou uma titularidade

Varela estreou-se no presente campeonato também frente ao Gil Vicente, no Dragão. Nesse jogo, em setembro do ano passado, o avançado estreou-se a titular e também logo a marcar. Desde então, Paulo Fonseca só por uma vez não escolheu Varela para o onze, mas, nesse jogo frente ao V. Guimarães, o extremo também foi utlizado. Nos 15 jogos como titular, Varela foi substituído em cerca de metade: sete.

O outro golo de Varela no presente campeonato foi marcado na ronda 16 frente ao V. Setúbal. Mas em qualquer dos triunfos conseguidos com golos seus houve mais companheiros de equipa a terem a sua quota parte na obtenção das vitórias: contra o Gil Vicente na 4ª jornada o resultado foi de 2-0; frente ao Vitória sadino, os portistas ganharam por 3-0.

Mas neste domingo, no reencontro com o Gil, os golos do triunfo foram todos de Varela em resultado do terceiro «bis» da carreira do internacional português no emblema portista para a Liga.

Registo de Varela na Liga pelo FC Porto:
2013/14: 4 golos em 16 jogos (média: 0,25 golos por jogo)
2012/13: 4 golos em 25 jogos (média: 0,16 golos por jogo)
2011/12: 3 golos em 21 jogos (média: 0,14 golos por jogo)
2010/11: 10 golos em 26 jogos (média: 0,38 golos por jogo)
2009/10: 8 golos em 18 jogos (média: 0,44 golos por jogo)