A primeira vitória em casa do Arsenal desde o dia 10 de Janeiro (há dois meses que não vencia no Emirates, portanto) começou a ser construída cedo, mas só foi garantida a pouco mais de vinte minutos do fim. E teve um responsável acima de todos: Arshavin, o russo contratado em Janeiro. Estreou-se a marcar e empurrou a equipa para o triunfo.

Arshavin abriu o marcador logo aos dois minutos, finalizando à boca da baliza uma jogada de Walcott. O Blackburn nunca se deu por vencido e durante cerca de uma hora deixou a incerteza no ar. Aos 65 minutos, porém, o mesmo Arshavin fez o segundo golo pessoal e da equipa, que matou o jogo. Um excelente golo, aliás, de ângulo apertado.

O russo foi um quebra-cabeças no ataque, descaído para a esquerda. Para além dos dois golos, ainda esteve na origem do terceiro, rematando forte para uma defesa de Paul Robinson que Eboué corrigiu para o golo. O mesmo Eboué faria o resultado final, aos 90 minutos, na marcação de um penalty por falta muito duvidosa sobre Carlos Vela.

Makukula perde em casa e descola da luta europeia

Nos outros jogos da tarde, destaque para a derrota do Bolton em casa com o Fulham (1-3). Com o português Makukula no banco o tempo todo, o que é estranho num jogo que o Bolton precisava de marcar golos, o Fulham foi mais forte na segunda parte, desfez a igualdade (1-1) com que se chegara ao intervalo e garantiu a subida ao oitavo lugar.

Já o Everton, também jogando em casa, sem Nuno Valente (que não esteve sequer no banco) venceu o Stoke City por 2-1, com dois golos madrugadores (Jô e Lescott ainda antes da primeira meia-hora) e manteve-se na luta pelo quarto lugar. A formação de Liverpool está com menos quatro pontos que Arsenal e à espera de um deslize.

Resultados da 29ª jornada da Liga:

Este sábado:

Manchester United-Liverpool, 1-4

(Ronaldo, 23m, g.p.) (Torres, 28m; Gerrard, 44m, g.p.; Fábio Aurélio, 77m; Dossena, 90m)

Arsenal-Blackburn, 3-0

(Arshavin, 2m e 65m; Eboué, 87m e 90m, g.p.)

Bolton-Fulham, 1-3

(Kevin Davies, 45m) (Johnson, 42m; Sean Davies, 56m; Kamara, 88m)

Everton-Stoke City, 2-1

(Jô, 18m; Lescott, 24m) (Shawcross, 52m)

Hull City-Newcastle, 1-1

(Geovanni, 9m) (Taylor, 38m)

Middlesbrough-Portsmouth, 0-1

(Peter Crouch, 30m)

Sunderland-Wigan, 1-2

(Leadbitter, 41m) (Watson, 12m; NZogbia, 45m)

Domingo:

Chelsea-Manchester City

Aston Villa-Tottenham

Segunda-feira:

West Ham-West Bromwich