O Arsenal venceu neste sábado o Blackburn Rovers por 4-0, no Emirates Stadium, e subiu para já ao quarto lugar da liga inglesa, enquanto espera pelo desfecho do jogo do Aston Villa em casa com o Tottenham. Os londrinos estão vivos por isso na luta por uma classificação para a Liga dos Campeões, à falta de melhor objectivo nesta altura.
A primeira vitória em casa do Arsenal desde o dia 10 de Janeiro (há dois meses que não vencia no Emirates, portanto) começou a ser construída cedo, mas só foi garantida a pouco mais de vinte minutos do fim. E teve um responsável acima de todos: Arshavin, o russo contratado em Janeiro. Estreou-se a marcar e empurrou a equipa para o triunfo.
Arshavin abriu o marcador logo aos dois minutos, finalizando à boca da baliza uma jogada de Walcott. O Blackburn nunca se deu por vencido e durante cerca de uma hora deixou a incerteza no ar. Aos 65 minutos, porém, o mesmo Arshavin fez o segundo golo pessoal e da equipa, que matou o jogo. Um excelente golo, aliás, de ângulo apertado.
O russo foi um quebra-cabeças no ataque, descaído para a esquerda. Para além dos dois golos, ainda esteve na origem do terceiro, rematando forte para uma defesa de Paul Robinson que Eboué corrigiu para o golo. O mesmo Eboué faria o resultado final, aos 90 minutos, na marcação de um penalty por falta muito duvidosa sobre Carlos Vela.
Makukula perde em casa e descola da luta europeia
Nos outros jogos da tarde, destaque para a derrota do Bolton em casa com o Fulham (1-3). Com o português Makukula no banco o tempo todo, o que é estranho num jogo que o Bolton precisava de marcar golos, o Fulham foi mais forte na segunda parte, desfez a igualdade (1-1) com que se chegara ao intervalo e garantiu a subida ao oitavo lugar.
Já o Everton, também jogando em casa, sem Nuno Valente (que não esteve sequer no banco) venceu o Stoke City por 2-1, com dois golos madrugadores (Jô e Lescott ainda antes da primeira meia-hora) e manteve-se na luta pelo quarto lugar. A formação de Liverpool está com menos quatro pontos que Arsenal e à espera de um deslize.
Resultados da 29ª jornada da Liga:
Este sábado:
Manchester United-Liverpool, 1-4
(Ronaldo, 23m, g.p.) (Torres, 28m; Gerrard, 44m, g.p.; Fábio Aurélio, 77m; Dossena, 90m)
Arsenal-Blackburn, 3-0
(Arshavin, 2m e 65m; Eboué, 87m e 90m, g.p.)
Bolton-Fulham, 1-3
(Kevin Davies, 45m) (Johnson, 42m; Sean Davies, 56m; Kamara, 88m)
Everton-Stoke City, 2-1
(Jô, 18m; Lescott, 24m) (Shawcross, 52m)
Hull City-Newcastle, 1-1
(Geovanni, 9m) (Taylor, 38m)
Middlesbrough-Portsmouth, 0-1
(Peter Crouch, 30m)
Sunderland-Wigan, 1-2
(Leadbitter, 41m) (Watson, 12m; NZogbia, 45m)
Domingo:
Chelsea-Manchester City
Aston Villa-Tottenham
Segunda-feira:
West Ham-West Bromwich