O Arsenal recuperou a liderança da Premiership, confirmou toda a qualidade que tem mostrado esta época e teve o jogo mais tranquilo de uma tarde com muito que contar e marcada pelo empate do Southampton em casa do Manchester United (1-1), com um golo ao cair do pano. O Chelsea de José Mourinho também esteve a perder no seu terreno frente ao Cardiff, mas deu a volta e acabou a golear. O treinador português acabou expulso, por protestos.

O resultado-choque aconteceu em Old Trafford. Com Nani titular no Manchester United e José Fonte de pedra e cal no centro da defesa do surpreendente Southampton, que aliás tem a melhor defesa da Premiership, a equipa da casa adiantou-se aos 26 minutos, num golo de Van Persie, uma recarga depois de uma primeira defesa de Boruc a remate de Rooney.

Ficha do Manchester United-Southampton

Mas o Southampton nunca desistiu. E a recompensa chegou aos 89 minutos, quando Lovren fez o 1-1, na sequência de um canto. Por essa altura David Moyes já tinha tirado Nani (rendido por Giggs) e esgotado aliás as três substituições. Acabou assim, o Southampton é quarto, em igualdade com um também notável Everton, que bateu o Hull por 2-1, e o United está num embaraçoso oitavo lugar, a oito pontos de distância do líder Arsenal.

Quanto ao Chelsea, foi surpreendido por um primeiro golo do Cardiff apontado por Mutch, logo aos 10 minutos, num jogo em que José Mourinho deu a titularidade a Mata, cuja condição de suplente habitual tem sido muito questionada, e também a Etoo.

Ficha do Chelsea-Cardiff

Hazard começou a dar a volta aos 33m, quando fez o golo do empate, a passe de Etoo. Um lance aliás que vai dar muito que falar, porque o camaronês apanhou a bola quando o guarda-redes David Marshall a batia no chão, antes de a pontapear.

Veja o tal lance de Etoo que deu no 1-1



Foi só na segunda parte que o Chelsea acabou com as dúvidas. Marcou o próprio Etoo o 2-1, aos 66m, no seu primeiro golo desde que chegou esta época ao Chelsea, depois Oscar e a seguir de novo Hazard. José Mourinho recebeu ordem de expulsão a 20 minutos do final, por protestar com o árbitro, a quem acusou de deixar o adversário queimar tempo.

O Chelsea é agora segundo, em igualdade com o Liverpool e a dois pontos do Arsenal, que deixou no Emirrates nova demonstração de força. Tudo começou com um golo genial, uma finalização de Wilshere após uma grande jogada de equipa que envolveu ainda Cazorla e Giroud. Veja aqui esse golo:



Ficha do Arsenal-Norwich

O jogo do Emirates também confirmou a enorme mais-valia que foi a contratação de Ozil. Além do que jogou e fez jogar, o alemão marcou dois golos.

Resultados e classificação da Premier League