O comentador Roy Atkinson, que chegou a treinar o Manchester United, foi despedido na quinta-feira pelo canal de televisão ITV, depois de ter feito comentários racistas sobre o francês Marcel Desailly. Atkinson tinha feito os comentários ao jogo entre o Chelsea e o Mónaco, das meias-finais da Liga dos Campeões, mas continuou a tarefa para lá do apito final. O único problema foi que alguém se esqueceu de desligar os microfones.
«He¿s what is known in some schools as a fucking lazy tick niger», disse Atkinson. O que, traduzindo para português, ficaria qualquer coisa como: «Ele é o que é designado por algumas escolas como um negro muito preguiçoso», isto já em versão bem suavizada.
Os comentários foram transmitidos para várias partes do Mundo, assim, em directo, e a situação já fez correr muita tinta em Inglaterra.
Atkinson veio entretanto pedir desculpas às pessoas que ofendeu. «Não foi um comentário intencional, mas foi muito infeliz. Eu nem sabia que o tinha dito. Trabalhei com mais jogadores negros, penso, do que qualquer outro treinador no país e aposto que nenhum deles me ouviu dizer-lhes isso», afirmou Atkinson, um dos mais famosos comentadores de futebol em Inglaterra, que, por causa dos referidos comentários, ficou agora sem emprego.