Morreu Brian Clough, antigo treinador do Nottingham Forest e uma das mais reverenciadas lendas do futebol inglês. O antigo jogador e treinador, que já contava com 69 anos, lutava já há largos meses contra um cancro no estômago, tendo inclusive sido submetido a um transplante do fígado em 2003. Faleceu esta segunda-feira no hospital de Derby City.
Entre os muitos troféus na sua carreira, destacam-se a conquista de duas Taças dos Campeões Europeus, como treinador do Nottingham Forest, em 1979 e 1980, e de dois campeonatos ingleses com o Derby e com o Forest.
Destacou-se como um dos mais respeitados técnicos do futebol inglês, pela sua excentricidade, até 1993 sem nunca ter conseguido alcançar o seu objectivo principal: ser seleccionador da Inglaterra.
Os principais marcos na carreira de Clough:
¿ Como jogador somou 274 jogos com as camisolas do Middlesbrough e do Sunderland e marcou 251 golos numa curta carreira como futebolista, interrompida devido a uma grave lesão joelho (1955-1962). Neste período somou duas internacionalizações pela Inglaterra.
¿ Em 1967 assumiu o comando técnico do Derby e, dois anos depois, foi campeão na II divisão.
¿ Em 1972 conduziu o mesmo Derby à conquista do seu único título no principal escalão.
¿ Em 1975, depois de uma curta passagem pelo Leeds, assina pelo Nottingham Forest subindo à primeira divisão dois anos depois.
¿ Em 1978 conquista o seu segundo título, agora à frente do Nottingham Forest.
¿ Em 1979 e 1980 conquistou duas Taças dos Campeões europeus consecutivas.
¿ Em 1993 deixou o Nottingham Forest depois do clube descer à II divisão.