O Everton mantém viva a ténue esperança de ainda chegar ao último lugar de acesso à Liga Europa na Liga Premier ao bater o Manchester City, este sábado, em Goodison Park, por 2-1. A equipa de Roberto Mancini entrou melhor, marcou primeiro, mas depois descansou cedo demais e permitiu que os «azuis» de Liverpool virassem o resultado com dois golos separados por sete minutos.

O City está numa posição confortável no quarto lugar da Liga Premier, mas uma vitória este sábado conjugada com um eventual desaire do Tottenham, podia garantir-lhe, desde já, a qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões, antes de disputar a final da Taça de Inglaterra. Com uma frente de ataque alargada, a equipa de Mancini assumiu as rédeas do jogo e, aos 28 minutos, chegou à vantagem, com David Silva a assistir Touré que atirou ao ângulo. O City trocava bem a bola e jogava em velocidade e, até ao intervalo, podia ter ampliado a vantagem.

No entanto, na segunda parte, o jogo virou, com a equipa da casa a reagir e o City a recuar para o seu meio-campo. Depois de várias ameaças, o Everton chegou ao empate, aos 65 minutos, num lance de bola parada, com Arteta a levantar a bola para a área para a cabeçada certeira de Distin. A equipa de Liverpool manteve a pressão e, sete minutos volvidos, novo golos, mais uma vez de cabeça, desta vez de Osman, com grande efeito, a levar a bola ao ângulo, sem hipóteses para Hart.

Uma vitória que permite ao Everton manter a Europa ao alcance, pelo menos, em termos matemáticos, ficando a quatro pontos de Tottenham e Liverpool, com dois jogos por disputar, na luta pela última vaga. O Manchester City, por seu lado, desperdiça a oportunidade de confirmar um lugar na Champions, mas tem mais duas rondas para o fazer.

Nos restantes jogos desta tarde, destaque para o triunfo do Sunderland no terreno do Bolton (2-1), com um golo de Muntari nos descontos.

O West Ham, por seu lado, com Manuel da Costa e Luís Boa Morte no onze titular, não foi além de um empate na recepção ao Blackburn Rovers (1-1), resultado que deixa os «hammers», no fundo da classificação, condenados à despromoção.

Classificação da Liga Premier

Resultados da 36ª jornada

Sábado:

Aston Villa-Wigan, 1-1

(Young, 17m); (Zogbia, 10m)

Bolton-Sunderland, 1-2

(Klasnic, 87m); (Zenden, 45m; Muntari, 90m)

Everton-Manchester City, 2-1

(Distin, 65m; Osman, 72m); (Touré, 28m)

Newcastle-Birmingham, 2-1

(Ameobi, 36m, g.p.; Taylor, 43m); (Bowyer, 45m)

West Ham-Blackburn Rovers, 1-1

(Hitzlsperger, 78m); (Roberts, 12m)

Tottenham-Blackpool, 1-1

(Defoe, 89) (Adam, 76, gp)

Domingo:

Wolverhampton-West Brom

Stoke City-Arsenal

Manchester United-Chelsea

Segunda-feiira:

Fulham-Liverpool