O jogador do Sheffield United, Ched Evans, foi esta sexta-feira condenado pelo Tribunal de Caernarfon, no País de Gales, a cinco anos de prisão por ter abusado sexualmente de uma jovem de 19 anos, enquanto dois amigos tentaram filmar a cena através de um telemóvel.

O atleta, de 23 anos, admitiu que teve um relacionamento sexual com a jovem, mas alegou que a vítima tinha consentido o ato. Ficou provado em tribunal que a rapariga, que não se lembrava de nada, «estava num estado avançado de embriaguez, pelo que não consentiu o ato de forma voluntária».

Os advogados do jogador já disseram, através do site do clube da terceira divisão inglesa, que «Ched Evans está chocado e extremamente desapontado com a condenação decretada pelo júri do tribunal de Caernarfon Town». Contudo, o galês defende que está inocente e que vai recorrer desta decisão.

O jogador, e que já passou pelo Manchester City e pelo Norwich, foi assim declarado culpado pelo incidente que ocorreu num hotel perto de Rhyl, no norte do País de Gales, em maio do ano passado.