Vivem-se momentos de grande consternação em White Hart Lane: Muamba, médio do Bolton, caiu redondo no relvado sem ninguém por perto, aos 42 minutos, foi assistido pela equipa médica durante dez minutos e não voltou a recuperar os sentidos.

Cerca de quinze minutos depois, o árbitro Howard Webb mandou toda a gente para os balneários, interrompendo de imediato o jogo. Entretanto já chegou a informação que o jogo foi suspendido em definitivo: todas as orações estão com Muamba.

Os ingleses dizem que os médicos tentaram reanimar Muamba, que luta pela vida. Foi assistido por cinco paramédicos, que tentaram fazer a reanimação com um desfibrilhador: sem sucesso. O inglês foi então levado para o hospital.

As imagens que chegam de Londres mostram uma grande preocupação nas bancadas, não havendo mais informações para já sobre Muamba. O Bolton jogava no terreno do Tottenham, num jogo que quando foi interrompido estava empatado 1-1.

O Bolton, entretanto, confirmou que «Fabrice Muamba foi levado para o hospital, depois do colapso em White Hart Lane esta tarde durante o jogo dos quartos-de-final da Taça de Inglaterra». «Não há mais informações para já», termina.

Quem é Fabrice Muamba?

Fabrice Ndala Muamba nasceu em Kinshasa, em 1988, quando a Rep. Democrática do Congo ainda respondia pelo nome de Zaire. O país era então governado pelo ditador Mobutu Sese Seko, para quem Marcel Muamba, pai de Fabrice, trabalhava como assessor.

Nos anos noventa, com a perda de força da ditadura de Mobutu, a oposição começou a perseguir os apoiantes do regime. Por isso o pai de Muamba foi ameaçado de morte e teve de fugir: primeiro refugiou-se em casa do irmão, que foi morto por lhe dar asilo, e depois para Inglaterra.

Em Londres pediu asilo político, que lhe foi concedido em 1994. Quatro anos depois, Marcel Muamba traz a mulher e o filho, Fabrice, então com onze anos: a fuga do Zaire era fundamental para evitar tornarem-se alvos fáceis para a tortura obter informações sobre os apoiantes do regime.

Fabrice Muamba chegou a Londres sem falar inglês, instalou-se na capital com os pais e aprendeu depressa: dizem que era aluno de notas máximas. Em 2002 começou a frequentar os escalões jovens do Arsenal, em 2004 juntou-se à Academia do clube e em 2005 assinou contrato profissional.

Um ano depois, com 18 anos, foi emprestado do Birmingham, onde ganhou o prémio de jovem do ano. Na época seguinte transferiu-se em definitivo para o Birmingham. Um ano depois, foi comprado pelo Bolton a troco de seis milhões de euros. Em quatro épocas no clube fez 149 jogos.

Muamba tem também um longo historial nas seleções jovens de Inglaterra. Começou a representar a equipa nacional sub-16 e chegou a ser capitão dos sub-19. Vestiu a camisola nacional dos sub-21 em 33 ocasiões: é o segundo inglês com mais internacionalizações sub-21, a seguir a James Milner.