Uma comissão parlamentar acusou os clubes grandes de Inglaterra de terem caído num vício de «doping financeiro». Manchester United, Chelsea e Liverpool fazem parte dos Big Four - o outro é o Arsenal - mas estão altamente endividados. A posição parlamentar advém de um estudo ao longo de um ano que resultou em 27 recomendações para melhorar financeiramente os clubes. Uma delas é o escrutínio pormenorizado das compras dos clubes.
Alan Keen, deputado trabalhista que presidiu à comissão, considerou necessário a introdução de «acções correctivas» para fazer face às «graves debilidades na gestão desportiva e aos desequilíbrios financeiros».
Keen sugeriu que «a falta de uma gestão adequada e a instabilidade financeira são as principais vulnerabilidades de que sofreu recentemente o futebol inglês» e reconheceu que «o mundo financeiro aprendeu uma séria lição» ao longo do último ano. O deputado antevê que o futebol «vá pelo mesmo caminho».
O presidente da comissão explicou ainda que o relatório «inclui medidas duras» com o objectivo de «melhorar o desporto» e «combater o doping financeiro».