Stuart Pearce só irá anunciar aos jogadores quem será o capitão da seleção inglesa quando os jogadores souberam o onze que defrontará esta quarta-feira a Holanda, em jogo particular. O selecionador interino tem assim mais algumas horas para pensar a quem atribuir a braçadeira que pertenceu a John Terry nos últimos tempos.

Apesar do médio do Liverpool Steven Gerrard e do guarda-redes Manchester City Joe Hart serem considerados os favorites para usar a braçadeira, o técnico não vacila em adiar o anúncio: «O capitão sera anunciado quando o resto da equipa o for. Não há dúvida de que há vários candidatos, mas já tomei a minha decisão. Ser capitão da seleção foi o motivo de maior orgulho da minha carreira e quando se sente isso não se pode tomar a decisão de forma leviana. Quando se joga pelo nosso país é o topo da nossa carreira, e isso mantém-se».

Pearce descreveu ainda o seu ideal de capitão. «Quando penso que poderá ser apenas cenário de ocasião, por uma vez apenas, o capitão tem de ser alguém que jogue de início, tenha o respeito dos outros jogadores e seja altruísta e ponha o grupo acima de tudo o resto», acrescentou.

John Terry perdeu a braçadeira devido a acusações de racismo por parte de Anton Ferdinand (Queens Park Rangers), que será julgadas em tribunal em Julho.