Jornada de festa para o Wigan que garantiu a manutenção na penúltima jornada antes de receber o Manchester United no jogo que pode consagrar a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani como campeão de Inglaterra no encerramento da Liga Premier. A modesta equipa não podia adiar a decisão para a última ronda e foi a Birmingham bater o Aston Villa (2-0). Fulham, Reading e Birmingham lutam, agora, para fugir às duas últimas posições que obrigam a acompanhar o Derby para a despromoção.
Apesar de jogar em casa na última ronda, o Wigan não podia esperar pelo Manchester United para definir a sua situação e foi a Birmingham decidido a trazer os necessários três pontos para casa, surpreendendo o Villa com dois golos do equatoriano Antonio Valência e afastando definitivamente a equipa da casa da luta pela UEFA.
Destaque ainda para a vitória do Boro de Rochemback sobre o Portsmouth de Pedro Mendes (2-0), num jogo em que o médio português voltou a ficar de fora.
Reading, Birmingham e Fulham são, agora, as equipas mais aflitas na luta pela manutenção, uma vez que o Bolton, sem Ricardo Vaz Tê, venceu por 2-0 na recepção ao Sunderland.
Resultados da 37ª jornada
Este sábado:
Aston Villa-Wigan, 0-2
(Valência, 52 e 63)

Blackburn-Derby, 3-1
(Roque Santa Cruz, 45 e 77; Roberts, 47) (Miller, 19)
Fulham-Birmingham , 2-0
(McBride, 52; Nevland, 89)
Middlesbrough-Portsmouth, 2-0
Riggot, 40; Tuncay, 53)
Reading-Tottenham, 0-1
(Keane, 16)
Bolton-Sunderland, 2-0
(Diouf, 42; Daryl Murphy, 83, n.p.b.)

Manchester United-West Ham, 4-1
(Ronaldo, 3 e 24; Tevez, 26; Carrick, 59) (Ashton, 28)

No domingo:
Arsenal-Everton
Liverpool-Manchester City

Na Segunda-feira:
Newcastle-Chelsea