José Mourinho não podia querer melhor prenda no sapatinho. Uma convincente vitória sobre o Sunderland, por 3-1, no dia grande do futebol inglês: o Boxing Day. É o 5.º triunfo consecutivo da formação de Mourinho, a melhor série desde que chegou ao Manchester United.

A primeira parte foi equilibrada. O Sunderland, no regresso de David Moyes a Old Trafford não se coibiu de criar perigo junto da baliza de De Gea. E o United também andou perto do golo, sobretudo por Pogba, que acabou por não conseguir concretizar esta tarde.

Ao cair do pano da primeira parte, Rojo colocou em Ibrahimovic, que, muito tapado, deixou para Blind na área. Mesmo com muita gente pela frente, o defesa rematou cruzado e a bola entrou juntinho ao segundo poste.

Na segunda parte, o Manchester United controlou o jogo de forma muito mais expressiva. Pogba continuou a atirar por cima, ao lado, ao poste… mas sem conseguir marcar. Ibrahimovic também não estava a conseguir concretizar. Mas uma substituição de Mourinho fez mexer o jogo: a entrada de Mkhitaryan. Acabado de chegar ao jogo já estava a criar perigo, foi servindo também os companheiros, fazendo o ataque ficar ainda mais fluído, e ainda viria a dar que falar mais à frente.

O guardião do Sunderland, Pickford, ia ficando sem tempo nem para respirar. Depois de defender com os pés um remate de Ibrahimovic, acabou por ver o sueco marcar mesmo. Pogba aproveitou uma falha defensiva, levou a bola para a área e a entregou a Ibrahimovic, que, frente a Pickford, rematou para o fundo da baliza.

Seria Ibrahimovic a fazer o passe que Mkhitaryan aproveitou para fazer um golaço: um movimento de escorpião, como que uma homenagem ao companheiro que o serviu. Estava em posição irregular, mas valeu.

Antes do final, o Sunderland ainda reduziu também com um enorme golo de Borini, que, de fora da área, aproveitou uma sobra de um corte de Rojo, e rematou forte e colocado, batendo De Gea.

Com este resultado, o Manchester United é 6.º, com 33 pontos, tantos como o Tottenham, que ainda não entrou em campo nesta jornada. O Sunderland continua com 14 pontos abaixo da linha de água.