O antigo treinador do Liverpool, Gerard Houllier, acredita na possibilidade de Steven Gerrard se tornar um grande treinador num futuro próximo. «Ele será um ótimo treinador porque põe sempre a equipa em primeiro lugar», afirmou o francês.


Gerrard realiza o seu último jogo em Anfield no próximo sábado, contra o Crystal Palace. Houllier, em declarações à BBC, demonstrou o que pensa em relação ao futuro do jogador que estreou na equipa principal, no ano de 1998. «Ele tem tudo o que é preciso para pensar na equipa, no clube e no desenvolvimento dos outros. É um líder natural e muito inspirador. É alguém que queres sempre seguir».


O antigo técnico da equipa inglesa recordou também o primeiro momento em que viu Gerrard em ação: «Eu fui ver o treino dos sub-19 e o Steven, que fazia parte dos sub-17 naquela altura, só estava a jogar para os ajudar, visto que não existiam jogadores suficientes.  Ele corria de um lado para o outro e motivava e dava dicas aos seus companheiros de equipa. Já aí se comportava como um líder. No dia seguinte convidei-o para juntar-se aos profissionais.»


Após 17 anos na equipa principal, o capitão dos Reds vai juntar-se ao LA Galaxy no próximo verão. Houllier comentou ainda a saída de Steven Gerrard do Liverpool: «Eu acho que ele não quer mostrar aos fãs o seu declínio. Pessoalmente, penso que ele poderia fazer um papel diferente na equipa, um pouco como Andrea Pirlo, na frente da defesa como uma âncora. Mas talvez ele queira um novo desafio, isso é típico do Steven.»


Houllier tem a certeza que o antigo capitão da seleção inglesa vai conquistar os fãs americanos: «Ele estará no coração dos fãs do Galaxy tal como Beckham. Ele é um jogador de classe mundial que faz a sua equipa ganhar. A Major League Soccer tem sorte por o ter no próximo verão. Ele será extremamente bem-sucedido.»


Já relativamente aos adeptos do Liverpool, o antigo treinador da equipa é pragmático. «Os fãs vão sentir a sua falta. Ele é um líder no Liverpool e faz isso desde sempre», afirmou Houllier, que também foi o responsável por colocar Gerrard como capitão da equipa, em 2003.


Apesar disso, Gerard Houllier tem a certeza que Gerrard regressará a Anfield. «Ele vai voltar ao Liverpool em algum cargo, eu tenho a certeza que sim. Talvez não nos próximos anos mas, mais cedo ou mais tarde, ele voltará», afirmou o treinador, que espera estar em Anfield no próximo sábado para assistir à despedida do número 8.


Steven Gerrard fez o seu primeiro jogo pela equipa principal do Liverpool aos 18 anos, na vitória contra o Blackburn, a 29 de Novembro de 1998. Conquistou a Liga dos Campeões no ano de 2005, duas FA Cup e 3 League Cup. Antigo capitão da seleção inglesa, Gerrard realizou 705 jogos e marcou 184 golos.