A crise parece não estar a afetar os cofres dos clubes da liga inglesa.

Segundo um relatório divulgado pela consultora Deloitte, as 20 equipas da Premier League gastaram 950 milhões de libras (cerca de 1,2 mil milhões de euros) nos dois períodos de transferências da época 2014/15.

O valor superou o anterior máximo, atingido na temporada de 2013/14, altura em que foram gastos cerca de 1,001 mil milhões de euros em aquisições de jogadores.

Apesar dos números impressionantes, a janela de transferências do mercado de inverno registou um abrandamento face ao período homólogo de 2011, quando os clubes da Premier League gastaram 299 milhões de euros - este ano «ficaram-se» pelos 172 milhões de euros.

«Devido aos elevados valores gastos na pré-época não é de surpreender que não tenhamos atingido um novo recorde na janela de janeiro», justificou Dan Jones, da Sports Business Group da Deloitte.

A consultora entende que o aumento dos gastos dos clubes em transferências está relacionado com o incremento dos valores pagos relativamente aos direitos de transmissões televisivas.